13/11/2013

FURO DECISÃO 2- A FORMATURA/ SEQUÊNCIA DE CENAS 13

CENA 46

Tomando um Benegrip, numa propaganda extremamente sem sutileza, Manjericão está rodeado das meninas que moram na casa, com os pés dentro de uma bacia com água quente. Mimado, desperta a atenção (e a raiva) de Vitor e Rubens.
-Não é possível. A gente aqui disponível pra todas as gatinhas do programa e esse cara tendo o apoio de todo mundo só porque caiu na piscina. O que é que esse cara tem naquele cabelo? É mel?
-Ele, eu não sei. Mas mulheres normais não se interessam por pedreiros como você, né, Rubens?
-Técnico em edificações!
-Meu filho, fazendo SENAI, tua perspectiva de futuro é zero.
-Pode até ser, mas meu papo é bom. Já peguei muitas.
-Sério? Como foi isso? Ah, já sei! Levou as moças no teu carrinho de mão pra conhecer o prédio que tu tava cimentando?
-Você tá me zoando, né? Mas eu vou pegar alguém aqui, eu tenho certeza! A carroceria das meninas não tá em grande estado, mas... O motor pega legal!
-Gente do céu, mas não nega mesmo, hein?
-Até que eu fiquei interessado naquela ali- aponta pra Ana Júlia.
-A branca? Mas eu pensei que gente como você só gostasse de fungar o cangote das morenas, como naquela música do “Lá vem o negão”.
-Tá na hora de variar.
-Só tem um problema: todo mundo da casa sabe que você é tão pobre que Eike Batista já tá querendo fazer workshop contigo. E ela só gosta de menino com grana. Sabe o que é isso? O que a tua carteira nunca teve.
-Não se preocupe. Vou mostrar a minha beleza interior.
-Tirar a camisa? Não aconselho, não, pra não cegar a coitada.
-Observe o poder da sedução- aproxima-se de Ana Júlia, que foi esquentar mais água- Ele tá melhor?
-Gripado que só. A gente tá esperando a produção trazer mais um comprimido pra ele parar de espirrar.
-Caramba... O pior é que eu tenho o telefone da UPA de Areias, mas ele não pode sair pra tomar uma medicação...
-Por quê? De onde você conhece alguém que trabalhe lá?
-Eu? Ajudei a construir, minha filha. Sou técnico em edificações, ganhando minha grana na construção de prédios de grande porte.
-Gente, e eu que pensava que SENAI não dava dinheiro...
-Dá muito. Ainda mais quando os meus projetos são comprados pela Federal. Aí, todo mundo fica conhecendo e sabendo como eu sou inteligente.
-Nossa... Adoraria conhecer um dos seus empreendimentos.
-Quem sabe quando a gente sair daqui, a gente pode...
-Visitar o aterro sanitário, que ele construiu- Vitor está disposto a estragar tudo.
-Aterro sanitário?
-De Washington. Washington D.C.- arrisca-se no inglês- O Obama conheceu o meu trabalho porque meu nome sempre fica nas rodas de conversa dos engenheiros por lá. Também construí um campo de futebol em Massachusetts e coordenei os trabalhos da Arena Pernambuco... Mas minha maior obra foi ter feito a estação de Cajueiro Seco.
-Doida pra você me levar até lá. Sabe que eu tenho um fascínio por metrô e mestres da engenharia, como você?
-Acabou a palhaçada, todo mundo na sala- Gabriella aparece no telão.
-Depois a gente se fala- Ana Júlia promete ao mentiroso.
-Já está na hora de decidir quem vai ser o primeiro coordenador da “Casa dos Estudantes”.
-Coordenador? Como assim?- Matheus fica em dúvida.
-É tipo um líder, só que adequado à linguagem escolar. A prova de hoje exige toda e qualquer habilidade. Por favor, dirijam-se à parada de ônibus que fica em frente à casa.
Os catorze saem.

CENA 47

Mabi está enrolada numa toalha. Acabou de sair do banho. Enxuga-se bem e coloca um roupão atrás do guarda-roupa (para que as crianças que estão acompanhando esta estória não possam supor o que há atrás das portas). Mais seca, liga o computador e acessa o site da “TVAca”. Descobre que o sistema de transmissão 24 horas foi suspenso, mas que o programa de ontem está disponível na íntegra. Sente-se um pouco receosa; afinal, está stalkeando o noivo que abandonou no altar. Com quarenta e quatro minutos, a edição é clicada pela atriz.
-O que será que tá acontecendo no Brasil e eu não sei?
-Boa noite, galera- Gabriella aparece depois da animada abertura- Por falar em noite, a produção do programa avisou que a passada foi bem animada, viu? Ao que me consta, já temos o primeiro casal do reality show. Eu mesma quando vi não acreditei que isso fosse sério.
-Diz quem é de uma vez, mulher.
Começa o videoclipe romântico: Clara e Manjericão se beijando em câmera lenta, cortando para dezoito... Quero dizer, para a cena em que ambos estão juntos na piscina espumosa. Pra completar o clima amoroso de ambos, com vocês: “Com você”.
-Desde quando te encontrei, já não pude te esquecer... Foi bom sonhar com você, com você... Eu queria te falar que é tão lindo acordar se eu sonhar com você, com você... Com você, também senti que alguma coisa aqui dentro começou a mudar em mim. Só você me faz pensar em amor, em amar- enquanto Sandy dá os gritos de última vogal, Mabi faz companhia a Junior no silêncio e chora de ciúmes- É tão puro e frágil o meu coração, nem ao menos sei o que é paixão. Quero aprender com você, com você... Quando eu sei que vou te encontrar, imagino que vem me falar pra namorar com você, com você...

CENA 48

Todos os confinados aparecem no local combinado. Uma moça loira, um verdadeiro furacão (embora perca pra Mabi) chamado Duda, aparece com um envelope vermelho.
-Poxa, que coxa!- solta Capim Santo, finalmente falando bem de alguém que não seja si mesmo, embora faça um plágio do Caco Antibes. Gente que vive à sombra, não é mesmo?
A jovem abre o envelope.
-A prova que vai garantir a coordenação da “Casa dos Estudantes” consiste em avaliar quem melhor possui a habilidade motora. O primeiro que conseguir pegar o ônibus “PE-15 (Várzea)” vai garantir a imunidade e dois poderes importantes: o de salvar alguém da primeira berlinda e o de indicar alguém para a detenção. Boa sorte.
Quando Duda se afasta dos catorze, começam a aparecer diversas linhas: “Barro/ Macaxeira (BR-101)”, “Rio Doce/ CDU”, “CDU (Várzea)”, “CDU/ Torrões (via San Martin)”, “Cidade Universitária (TRT)”, “Curado II/ Caxangá”, “CDU/ Boa Viagem (Caxangá)”... Mas o bendito esperado não aparece. Enquanto isso, para apimentar a tensão da primeira prova, começam a aparecer pessoas; pelo visto, também esperando o mesmo ônibus.
O coletivo chega. Seu motorista, sem estar ciente do que acontece, abre a porta, acreditando que será uma subida tranquila de passageiros... É o quê, menino? Um tal de empurrão pra cá, dedo no olho pra lá, e a poeira subindo por causa da confusão, praticamente asfixiando quem está dentro do transporte público. Impaciente e com medo de morrer, já que ninguém conseguir entrar em meio à festa do estica e puxa, o condutor do “PE-15 (Várzea)” segue viagem.
A confusão só para quando treze confinados percebem que Rubens conseguiu seguir viagem... Pendurado na placa.
-Vamos esperar outro- sugere Matheus.
-Nada disso. Rubens é o primeiro coordenador da casa- Duda já dá um jeito de acabar com as esperanças dos participantes.
Os personagens discutem entre si.
-Como ele é o coordenador? Ele nem conseguiu entrar no ônibus- argumenta o apresentador de web show.
-Não, não, não. A regra foi claríssima. Eu não disse que precisava entrar no ônibus, e sim que era preciso pegar o ônibus.
-Tchan! Nojentos!- mais uma piada de anos 1980, desta vez dita pelo líder.

CENA 49

Agora é a hora da verdade (ou amanhã, dependendo do horário e dia que você estiver acompanhando). Todos voltam para o cubículo, mais precisamente para a sala. Rubens é colocado em frente a uma parede com a bandeira brasileira ao fundo, como se fosse tirar aquelas fotos de recordação escolar (isso existe ainda? Pesquisar...). O coordenador continua na sala, mas afastado dos outros. Gabriella surge no ar.
-Agora que terminou mais um capítulo inédito da novela “Paranauês Manjados”, estamos ao vivo conversando com os confinados da “Casa dos Estudantes”. Rubens é o coordenador da casa, quero dar os parabéns pra ele.
As pessoas aplaudem, a contragosto.
-Valeu, Gabriella.
-Aproveite seu reinado, porque daqui pra domingo você perde seu mandato.
-Peraí, menina! Não era uma semana?
-O reality só vai durar vinte dias, dê-se por feliz que ainda vai ficar esse tempo todo. Rubens, eu espero que você tenha se dado conta das decisões que precisa tomar no programa de hoje. Quem você salva da detenção e quem você indica?
Há diversos olhares. Todos, com exceção de Capim Santo, estão nervosos.
-Eu vou indicar...
-Antes disso, pra aumentar o clima de suspense, eu queria pedir a Thiago que se dirigisse ao confessionário para fazer a propaganda de nosso patrocinador... – o universitário deixa um rastro de fumaça, tamanha a rapidez.
-Obrigado, Gabi.
-Trinta segundos, vai logo.
-A Top Therm traz pra você a legítima Rifa W9, extraída de universitários que querem extrair seus cinco reais. Bom para o cérebro, bom para o coração. Se você tiver um dos dois, ajude um formando e concorra a um MacBook Pro e a um iPad. Compre já a sua. Valeu, Gabi.
-Daqui a pouco, depois dos comerciais, a decisão de Rubens na “Casa dos Estudantes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário