Based on a
true story
(baseado em
uma história real)
CENA 1
Um
apresentador coberto por uma penumbra está de frente para Thiago, comandando o
programa.
APRESENTADOR:
Nascido na pacata província de Drowneds, o nosso entrevistado de hoje vai
contar para o público como administra sua carreira de altos e baixos, com muito
mais baixos do que altos.
THIAGO: Que
Drowneds o quê? Eu sou natural de Jaboatão!
(fundo
musical: “Achados e perdidos”- “vou procurar/ vou encontrar/ por tudo que
procuro, com certeza vou achar/ vou procurar/ vou encontrar/ alguém no meu
caminho, minha vida, meu lugar/ mil vezes eu vaguei pela cidade/ mil vezes eu
perdi a identidade/ mil vezes eu perdi a condução/ da estrada que vai dar no
coração/ mil vezes procurei pelos amigos/ mil vezes fui achado, fui perdido/
mil vezes tantas portas fui bater/ minha vida inteira procurando por você/
minha vida inteira procurando por você”)
É iniciada a
abertura do média-metragem, servindo também como a abertura do programa
homônimo, com os seguintes créditos.
Joga Fora No
Lixo Produções presents
a Felipe
Lipstein film
HOW STUNNED
ARE BORN
(Como nascem
os ator(doados))
with Thiago
Barros
screenplay by
Gabriel Arenas
directed by
Felipe Lipstein
Há o retorno
da atração, na qual Thiago aceita responder às perguntas do entrevistador.
APRESENTADOR:
Quando se iniciou essa sua carreira nada vitoriosa?
THIAGO:
Quando eu tinha dez anos. Minha professora de educação artística resolveu fazer
uma peça para explicar qual é o sentido de se comemorar a páscoa, e escalou um
aluno novato pra fazer o papel principal da “Paixão de Cristo”.
Rapidamente,
o protagonista é transportado para o ano de 2002, até a escola na qual estudava
da infância até os primeiros anos da sua adolescência, o Colégio Olímpico. Em
sala, o garoto ouve as instruções.
PROFESSORA:
Nós vamos fazer a encenação na quarta que vem, depois do intervalo. Quem eu
escolhi pro elenco tem que trazer um lençol de casa, porque ele vai servir pra
compor o figurino da peça.
APRESENTADOR:
Você estava no elenco?
THIAGO: Não,
mas levei o lençol. Não me pergunte por quê, mas acreditei que eu ia precisar
dele na semana seguinte.
APRESENTADOR:
E precisou?
THIAGO: Aham.
Júlio César simplesmente sumiu do mapa e a professora me viu passando pelo
corredor na hora do recreio...
PROFESSORA: Sabe
qual é o papel que você vai fazer na “Paixão”?
THIAGO: Qual?
PROFESSORA: O
papel de Jesus.
THIAGO: A
primeira providência que tomei foi me enrolar no lençol branco que eu trouxe.
APRESENTADOR:
Imagino que deva ter sido muito difícil arcar com toda a carga dramática que a
interpretação pedia... Ainda mais com todo o texto próprio da encenação.
THIAGO: Que
texto?
APRESENTADOR:
Como assim? Você não falou nada a peça inteira?
PROFESSORA: Já
que vocês foram escalados hoje e não vai dar tempo de decorar, eu vou ler todo
o texto da peça e vocês vão ter de interpretar. A única coisa que vocês vão ter
que dizer é “aleluia” quando ele sair do sepulcro.
APRESENTADOR:
Foi bom pra vocês, então?
THIAGO: Foi
ótimo. Mas considerando a face séria que vejo nos quadros, fiquei o tempo todo
enrolado no lençol e sério.
APRESENTADOR:
Mais nada?
THIAGO: Abri
os braços na hora da ressurreição... Com a cara mais séria do mundo. A
experiência foi muito boa.
APRESENTADOR:
Sei... No entanto, não é nada que te fez enveredar pelas artes cênicas.
THIAGO: Pelo
contrário, fui chamado pra participar de novo no outro ano.
APRESENTADOR:
Como Jesus?
PROFESSORA: Eu
decidi que nós vamos fazer a “Paixão de Cristo” nesse ano também. E já escolhi
quem vai fazer o papel principal.
APRESENTADOR:
Você ficou mudo pelo segundo ano seguido?
THIAGO: Não,
dessa vez ela me escalou pra ser João, e deu o papel de Jesus a Daniel, um dos
mais inteligentes da sala. Mas eu ganhei uma fala, pra marcar meu regresso em
grande estilo.
APRESENTADOR:
E que frase você tinha de dizer?
THIAGO: “Mulher,
por que choras?”.
APRESENTADOR:
Essa frase não é de João.
THIAGO: Pois
é. Minha professora deve ter notado isso quando eu tava comemorando minha fala
pro segundo papel. Terceiro, né? Porque o primeiro sempre será de trouxa.
(fundo
musical: “O portão (Felipe Venâncio house mix”- “eu voltei/ agora pra ficar”)
Novamente, a
fachada do Colégio Olímpico é mostrada ao público.
PROFESSORA: Tivemos
uma mudança no roteiro. Esqueçam tudo que vocês decoraram.
THIAGO: Mas
eu passei quase quinze dias com “mulher, por que choras?” na cabeça!
PROFESSORA: Finjam
vocês dois que estão conversando.
APRESENTADOR:
E quem você e o outro aluno estavam representando na passagem bíblica?
THIAGO: No começo,
eu pensei que Hernando e eu estávamos fazendo os guardas do sepulcro, mas eles
não estavam conversando naquela hora.
APRESENTADOR:
Sua experiência com dramaturgia bíblica, na qual você entrou mudo e saiu
calado, não te impediu de ser figurante num roteiro de sua autoria anos depois.
THIAGO: Bom,
aí vamos ser obrigados a trocar de cenário...
Nenhum comentário:
Postar um comentário