- Idealizada cerca de nove meses antes
da estreia propriamente dita, “Diário” foi elaborada para ser uma web série,
feito a pedido de Alyne Rodrigues. Alyne era aluna do curso de Artes Cênicas da
UFPE, e sugeriu a ideia de se fazer uma trama protagonizada por ela e Thaís
Botelho, atriz e estudante de Letras pela mesma universidade, e que era a amiga
que Thiago tinha em comum com a graduanda. O projeto tinha até cronograma de
gravação: para não confrontar com os horários e estudos das jovens, pensou-se
em rodar as cenas aos fins de semana;
- Havia, inclusive, uma definição sobre
as interpretações: Luiza, por ser mais velha, seria vivida por Thaís, enquanto
Talita ficaria a cargo de Alyne. O título é uma alusão as personagens, como
revelava os teasers da web novela: “Diário de Lu(iza)Ta(lita)”;
- Por problemas pessoais, Alyne não pôde
fazer a série, e Thaís não voltou a tocar no assunto. Mesmo assim, Thiago
acreditava que os roteiros poderiam render uma história para ser encenada. Foi
neste momento em que ele soube que haveria um concurso que buscaria roteiristas
para uma série do GShow (portal de entretenimento do Grupo Globo). Para
submeter a obra ao certame, o autor descreveu para o site todos os personagens
e enviou a sinopse. À época, três episódios estavam prontos, mas a página
queria episódios que tivessem uma duração média de cinco minutos. Mesmo
imaginando que o tempo de gravação para cada episódio seria um pouco maior, a
trama foi enviada e o escritor precisou esperar seis meses pelo resultado.
Diante da recusa, “Diário” foi exibida no blog;
- Com abordagens relacionadas ao
feminismo, ao machismo, ao racismo e ao abuso sexual, os dez capítulos da web
novela traziam, ao seu final, depoimentos fictícios de um grupo de apoio, onde
cada depoente contava a sua experiência sobre um desses temas. No último, uma
situação curiosa: os personagens da trama reuniram-se neste grupo para abrir o
coração sobre as situações vividas ao longo do folhetim. “Diário” teve um final
aberto: em vez de um desfecho programado para cada um dos personagens,
mostrou-se que os que rodeavam as protagonistas, além delas próprias, estavam
dispostos a encontrar uma solução para os problemas que passavam;
- Não havia uma preocupação com a velocidade
da narrativa: era basicamente uma obra que descrevia as personagens, e não
sobre o que lhes acontecia. Apesar dos conflitos envolvendo Luiza e Talita,
três papeis merecem destaque. O primeiro é César, pai das moças, cujo
autoritarismo lembra, e muito, o Jorge de “Romances de estação” (a web novela
anterior). Os outros dois são Hermínia e Hugo, pelos segredos que revelam na
reta final da narrativa;
- Pela primeira vez, o público pôde ler
uma trama do blog com direito a uma trilha sonora, com música escolhida para
cada uma das cenas. Anteriormente, nos enredos da franquia “Furo Decisão”, a
música era frequente nos textos, mas não com uma seleção divulgada a todos.
Composta por dez músicas, a maioria originalmente instrumental, a trilha serviu
como o primeiro instrumento de divulgação de “Diário”, já que veio à baila em
novembro de 2015, meses antes da estreia da web novela;
- Os sete capítulos restantes de
“Diário” foram redigidos entre julho e agosto de 2016.
AUDIÊNCIA DETALHADA
01/08/16 a 05/08/16 |
20 |
16 |
19 |
18 |
17 |
18,0 |
08/08/16 a 12/12/16 |
18 |
16 |
22 |
24 |
19 |
19,8 |
Média final |
18,9 |
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