Cena 10 (corredor da escola entre a cantina e o banheiro)
Natália está sobre um banco sem encosto, simulando uma cadeira de rodas. A câmera faz uma espécie de zigue-zague com os alunos – ora aproximando-se deles, ora afastando-se. Pedro vem na direção contrária da moça, caminhando com ar de seriedade. Ambos olham para a filmadora.
NATÁLIA: C-A-P-A-C-I-T-I-S-M-O.
PEDRO: “A deficiência sempre vai estar acima de quem a pessoa é”.
NATÁLIA: “Uma pessoa com deficiência nunca será superior a quem é normal”.
PEDRO: “Os lugares estão prontos, a pessoa com deficiência é quem não consegue se locomover”.
NATÁLIA: “Se você não tem um corpo bonito e forte, você não é normal”.
PEDRO: “Eu sempre vou perguntar pra outras pessoas, deficientes não são capazes de responder”.
NATÁLIA: “Essas pessoas tinham que ter uma sala de aula só pra elas”.
PEDRO: “Eu consigo fazer tudo sozinho, elas não”.
Finalmente Pedro fica face a face com Natália. Ele parece olhar-lhe com desprezo. Surpreendentemente, ele abaixa-se para ficar à altura dela.
NATÁLIA: Mude de ideia.
A tela escurece e a voz de Pedro é ouvida.
PEDRO: Siga uma nova rotina: acrescente uma dose de respeito a cada dia.
LETREIRO: Erem Amaury de Medeiros.
Cena 11 (Rua 5 de Novembro)
(fundo musical original: “Meu cofrinho de amor” – introdução / “volta, meu bem, meu amor, minha vida; estou te esperando/ volta depressa, que o meu coração está quase parando”)
A cena começa com a câmera posicionada de maneira torta, filmando a Rua 5 de Novembro. Filma-se Alex pedalando para a direção norte, e depois as imagens acompanham a expressão de aflição que o rapaz faz, temendo não chegar a tempo de encontrar Bel novamente.
Cena 12 (estúdio da emissora – painel dos pirulitos)
MATHEUS: Em novembro vai acontecer o Enem. Surdos podem fazer a prova, Carolina?
A tela se divide ao meio.
CAROLINA: Podem, sim, Matheus. Em 2023, trinta e oito mil pessoas pediram atendimento especializado pra fazer a prova.
MATHEUS: Por que, Carolina?
CAROLINA: Porque estas pessoas declararam ter algum tipo de deficiência.
MATHEUS: Os surdos terão acesso a quais recursos?
CAROLINA: O primeiro é um intérprete de Libras e o segundo é a leitura labial.
MATHEUS: Não se esqueceu de nada, Carolina?
CAROLINA: Ah, verdade. Também tem a videoprova em Libras: o edital e as opções de resposta são interpretadas nesta língua.
MATHEUS: Sabe quais são os dias da prova?
CAROLINA: 9 e 16 de Novembro.
MATHEUS: E qual o valor da inscrição?
CAROLINA: (faz cara de dúvida antes de retrucar) Acabou o prazo, macho!
MATHEUS: Vou fazer no ano que vem.
CAROLINA: Pra qual curso?
MATHEUS: Engenharia, a gente ganha mais. Obrigado, Carolina.
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