07/11/2013

FURO DECISÃO 2- A FORMATURA/ SEQUÊNCIA DE CENAS 7



CENA 22

Ana Júlia- vocês devem lembrar, aquela que aspira à namorada de garotos ricos e que apareceu na festa de casamento sem sabermos o motivo porque pouco nos interessa- esta assistindo à TV e vê a propaganda do reality "Casa dos Estudantes". Não da outra: pega o celular e sobe até a laje da própria casa. Faz um vídeo constrangedor.
-Oi!- acentua fortemente essa letra "I", como alguém que não tem treze anos de idade, e sim menos- Eu sou Ana Júlia, e tô mandando esse vídeo pra participar do reality show "Casa dos Estudantes". Pra quem me conhece, eu sou assistente de palco e pentelha oficial do programa do YouTube "Furo Decisão", e fico no lugar do Matheus Felipe quando ele falta pra ver anime. Quais são as minhas qualidades?- começa, inevitavelmente, a gaguejar- Bom, eu sou uma pessoa que gosta muito de música clássica. One Direction, pra mim, é um desses clássicos... Aliás, a música sempre teve muito presente na minha vida. Minha mãe botou esse nome em mim por causa da música de Los Hermanos. Já é uma tradição de família, porque o nome dela é Judite, baseada naquela musica do Tim Maia. Ah, para, Vocês não vão me fazer cantar... - faz-se de desentendida e simula um sorriso sacana- Vocês ai da produção sabem qual é. "Você e eu, eu e você. Eu e você, você e eu... Judite"! Bom, eu vou falar mais o quê, né, gente? Não vou tirar a roupa nem ficar de biquíni, mas vou beber muito Guara Eta durante as festas... Vai ter festa, não vai? Digam que vai. Por favor! Minha meta de vida é namorar com um rapaz que possa me dar dinheiro.. Digo, amor. Dinheiro e amor. Eu sempre digo isso pras minhas amigas: se for pra quebrar o coração de alguém, coloque moedas dentro e fique rica, pelo menos. Alô, alô, vocês sabem quem sou eu? Eu sou Ana Julia! Não quero ser subcelebridade, não foi isso que eu pensei pra minha vida... Mas se eu arrumar alguém quando tiver dando entrevistas no "Luciana by Night", aí eu topo tudo. Uhu! Valeu aí, bairro de Areias! Dá like aí ate alguém da "TVAca" assistir! Uhu!- desliga sozinha aquele treco que só grava em 3GPP!

CENA 23

Um dia de fila extensa no terminal do Barro. Ai, meu saco.
Thiago está pingando de suor, abafado com o calor. Tira o boné e vai marcar seu território no último lugar. Chega um vendedor de pipoca. De um lado, segura o saco de pipocas. Do outro, acoplado ao ombro, um daqueles rádios portáteis que permitem a entrada USB.
-Pipoca “Itália”, doce e salgada, custa um real. Pipoca “Itália”, doce e salgada”, custa um real. Ô, amigo- aproxima-se do universitário- Essa é a fila do Barro (Várzea).
-E então? Fila verde só de menino do ASSIF e do IFPE. Tá demorando demais. Parece que o jogo do Santa Cruz até foi hoje!
-Putz... Valeu aí, irmão- fica atrás dele, até que de repente começa a tocar a parte instrumental da canção “Maciota Light”. Thiago pede ao estranho.
-Cara, tem como voltar?
-Oi?
-Botar no começo da música.
-Ah, sim. Gosta de Djavú, é?
-Não, é por uma boa causa. A minha causa.
O vendedor reproduz a música. Dotado de coragem, Thiago decide inovar no que diz respeito às suas vendas e o faz através de sua produção literária marginal: paródia.
-Essa noite me disseram que te viram por aí, destinada a estudar, doidinha pra concluir. Procurando me formar, corri para perguntar como aluno regular se quis rifa da Federal. Não rifo, mas premio MacBook, entendeu? Falei da premiação, mas você me esqueceu. Prometeu comprar quinze, mas fiado recusei. Com a letiva grade vou me formar, ser professor, ser professor, vou me formar, ser professor, ser professor...
Quer saber o que mais um de nossos protagonistas cantou em público? Basta acessar o link (http://schoolaxomusical.blogspot.com/2013/11/letiva-grade-maciota-light-da-banda.html) e cantar a paródia do Djavú também. Se bem que, pela reação dos passageiros, melhor você nem tentar fazer isso em casa. Interatividade e invencionice: sempre um prefixo de negação para te impedir de pagar um mico.

CENA 24

Em seu programa na “TVAca”, Clara volta a entrevistar Guilherme Capim Santo.
-Bom, vamos continuar a série de perguntas interrompida na última sexta-feira.
-Pode mandar.
-Na verdade, o que eu quero fazer agora nem é uma pergunta, é uma propaganda.
-Não vai me dizer que é propaganda de rifa?
-Fique tranquilo. Eu quero convidar você, Capim Santo, e todos os que estão vendo a gente pela TV a acompanhar o maior reality show do Brasil!
-Qual? “Big Brother”?
-“Casa dos Estudantes”.
-Ah, tá.
-Doze pessoas confinadas numa casa, tendo que dividir as angústias e o sonho de levarem pra casa cem mil reais. Mas qual deles vai ser capaz de conquistar esse prêmio? As apostas já começaram. Mais de oitocentos e noventa mil vídeos circulam pela internet. Anônimos fazem de tudo pra entrar nessa casa que vai sacudir a audiência do “Pânico na TV”. Por isso, não se esqueça: neste domingo, depois do seu cochilo, estreia a primeira das treze temporadas de “Casa dos Estudantes”. Você vai aprender como se dá uma espiadinha... Claro que Capim Santo também vai acompanhar.
-Vou nada! Quem não sabe que a produção vai escolher gente que nem vídeo sabe fazer?
-Precisamos de gente desbocada.
-Sinceramente, acho esse tipo de programa uma baixaria. O tempo que você gasta vendo uma porcaria dessas dava pra escutar Strokes, Led Zeppelin, White Stripes e Angélica cantando “Digimons! Digitais! Digimons são campeões!”.
-Bom saber. O “Saussure você me contar” volta daqui a pouco. Guilherme Capim Santo fala sobre como foi passar o final de semana na ilha de Caras catando latinha. A gente volta já, já, não sai daí- começa o intervalo- Capim Santo, eu vou tomar um copo d’água no camarim, já venho.
-Tá OK, Clara.
Faccioli aparece segurando uma papelada.
-Guilherme Capim Santo, que surpresa.
-Surpresa nada, é de praxe a “TVAca” me chamar pra divulgar a minha música. Sou da universidade, esqueceu?
-São muitos alunos, como posso lembrar?
-Sou o único famoso, esqueceu?
-Quem está com problemas de memória é você. Leonardo Manjericão decidiu fazer Música aqui na universidade para se aprimorar e é a pessoa mais requisitada pelos fãs. Mais até do que o reitor.
-Mas sou eu quem faz mais sucesso no iTunes.
-Internet não significa nada. Quantas novelas fazem sucesso no Twitter e são um fiasco no Ibope? Essa mesmo tem audiência grande no blog, mas ninguém entende a mensagem dela, que é comprar o produto vendido pelo autor. Se tem uma coisa que Manjericão tem, e você não, é carisma. Tanto é que ele está na minha lista de confinados da “Casa dois Estudantes”.
-Espera aí: Manjericão topou participar desse lixo?
-Não é caso de topar ou não. Eu sei o que é melhor pro meu público. Você acha que eu teria uma boa audiência se colocasse uma subcelebridade como você? Faça-me o favor. Dá licença!
-Quer dizer que... Ah, não, eu não vou deixar a imagem dele ficar mais limpa do que já é, não vou mesmo. Nem que eu tenha que virar o rei do camarote, mas quem vai fazer a festa nesse programa sou eu!

CENA 25

Mabi está no Aeroporto Internacional dos Guararapes (ou seria Recife? Não pesquisei a nomenclatura correta). Sentada na primeira fila dos bancos daqueles que esperam pra comprar a passagem, ela já está com a sua em mãos.
-E agora, aquele momento romântico pra vocês: Michael Bolton com... “All for Love”.
-The night becomes the dawn to prove that love goes on. It's written in the stars and in my heart of hearts: with you is where I still belong. Through every page we turn, each lesson that we've learned, will finally set us free or bring us to our knees, but love is right and never wrong.
-O embarque para Paris começou, Mabi. Vamos?
Digamos que Michael Bolton respondeu por ela, gastando a garganta no refrão.
-We know we can say we gave it all, we gave it all for love. Each step of the way we gave our soul, we gave it all for love. All for love!
-Tem como você me garantir que essa viagem vai me fazer esquecer o grande amor da minha vida?
-Você já está aqui. O primeiro passo foi dado por você mesma. Se quiser o sucesso nessa tarefa, vai ter de prosseguir. Agora.
-Uma nova vida em Paris. É o que me espera. E é o que eu espero pra minha vida também. Só espero não me arrepender.
-Se não tentar agora, vai desistir a vida toda.
-Está certo. Adeus ao Brasil... Adeus a quem ficou nele. Vamos?
-Vamos, minha querida.
-Só lamento não ter feito minha doação a um dos meus amigos pra ganhar um iPad.
-Agora é tarde, meu bem. Um mundo civilizado te espera. Não a zona oeste do Recife!
Lágrimas derramando das espectadoras que acham que vão fisgar Manjericão nas cenas seguintes. Mas nem se esse filme fosse a casa da Mãe Joana, e só não a é porque o filme referido não está mais em cartaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário