- Primeira história escrita por Thiago
Barros (sob o pseudônimo Gabriel Arenas) a ser veiculada em formato de web
série. As anteriores eram vistas como web novelas ou roteiros de curtas e
médias-metragens de animação. Apesar disso, é possível perceber que, em
determinados episódios, as cenas que os encerram deixam no ar os ganchos
próprios de um folhetim;
- A ideia nasceu de um comentário feito
por Rodrigo Douglas, num perfil de rede social administrado por Thiago, no dia
do aniversário do autor. Ele alegou que imaginava o dia em que o criador da
série apareceria na TV com alguma produção escrita por ele;
- Na sinopse original, a trama teria
apenas dois personagens, equivalentes ao adolescente Vlad e ao adulto Vlaviano,
sendo desenvolvida como um roteiro de curta-metragem. Esse detalhe foi alterado
quando, ao ler algumas conversas virtuais, o autor se deu conta de que
investiria novamente em personagens baseados em pessoas reais. Dessa forma,
Clara Anveres foi adicionada ao roteiro em decorrência de sua graduação em
farmácia, além de cursá-la no estado do Amazonas, e Alyne Rodrigues que,
experiente como atriz, já tinha recebido uma promessa de personagem num roteiro
vindouro. Com isso, percebeu-se que haveria várias histórias para serem
contadas dentro da trama, o que não caberia num filme;
- Ainda sobre essa sinopse, o cenário
principal da trama seria o Colégio Providencial, nome da mesma escola que o
criador estudou durante toda a sua infância. Na série, a ambientação é
necessária para contar o mistério que envolve Vlad e Vlaviano, cujo nome
incomum é o mesmo de um aluno da instituição do mundo real. O tratamento da
sinopse fez com que a empresa de Maria Clara, Pharmanveres, assumisse o posto
de cenário principal;
- O primeiro título pensado para a
série foi “Um homem pra chamar Dirceu” (uma referência ao verso “um homem pra
chamar de seu”, pertencente à canção “Mesmo que seja eu” (Erasmo Carlos)), já
que Vlaviano, originalmente, chamar-se-ia Dirceu. Depois, virou simplesmente
“Providencial”. Mas o autor, ao procurar expressões usadas no Amazonas para
colocar no texto, deparou-se com a gíria “catch back”, usando-a como nome
oficial da série por definir a relação entre Ivan e Maria Clara, uma das
protagonistas;
- Quando a série foi batizada com o seu
primeiro título, “Mesmo que seja eu” seria a única canção executada na obra. Ao
mudar para “Providencial”, o único tema seria trocado para “Dias e noites”
(Veneza). Depois, cogitou-se a ideia de se produzir uma trilha instrumental a
partir de momentos de beat box criados
pelo autor. Ganhando o título de “Catch back”, pensou-se numa trilha totalmente
remixada, descartando as opções anteriores – à exceção de “Dias e noites”,
utilizada nas chamadas dos episódios;
- A abertura foi produzida por meio dos
aplicativos Zoetropic Free (o mesmo responsável por dar movimento às imagens da
vinheta da web novela “Valente Valença” – entre 2018 e 2019) e Prisma, e a
faixa usada para o trabalho foi “Meu bem (Gabe Pereira remix)”. Contudo, a
execução da faixa por mais de quatorze segundos (as imagens duravam um minuto
aproximadamente) limitou o número de visualizações, em decorrência da política
de direitos autorais. Com isso, “Melhor sorriso (João Conti & Luccas
remix)” acabou empossada como o tema de abertura. Só que o áudio original do
rap enfrentou o mesmo problema vivido pela faixa anteriormente pensada para a
função, e a solução foi utilizar apenas o instrumental produzido exclusivamente
para o remix. “Meu bem” continuou a ser tocada na série, mas para as cenas que
envolviam Nick, quando esta personagem passou a ganhar mais destaque na
história;
- Desde o início, era sabido que Clara
Anveres ficaria responsável por dar vida à Maria Clara, enquanto Paloma seria
interpretada por Alyne Rodrigues. E era certo que o psicólogo Douglas ficaria a
cargo de Rodrigo Douglas (daí o nome do personagem). Porém, era necessário
escalar quem faria os papeis de Ivan e de Nicolas, o secretário particular da
empresária. Para resolver o problema, uma solução inusitada foi colocada em
ação: a vinheta de abertura, sem os créditos, foi publicada numa rede social
pertencente ao autor, e os que contemplassem o vídeo com uma interação de
“curtida” seriam os responsáveis pelos personagens masculinos.
Surpreendentemente, a única reação veio de Thayná Sandes e, com isso, o roteiro
teve que ser reformulado para encaixar-lhe com atriz. Até então, “Catch back”
estava com seus cinco primeiros capítulos totalmente escritos, quando Nicolas
virou Nick, uma mulher. Ivan, personagem fundamental para a rivalidade entre a
vilã e a protagonista feminina, passou a ser de Rodrigo. E o psicólogo passou a
ser retratado sem rosto, mas sempre de costas, exibindo uma pequena trança –
característica também da adolescência de seu intérprete original;
- O episódio 05 apresenta um erro de
continuidade. Ivan, dopado por Nick, alega à Paloma conhecer a falsa garçonete
de algum lugar. Só que os personagens, até então, nunca haviam se visto. E o
geógrafo sequer sabia que ela era a secretária de Maria Clara;
- Todos os episódios apresentam
promocionais de algum vídeo humorístico produzido pelo roteirista em anos
anteriores. A única exceção ficou por conta de “Vamos marcar?”, cujo único
trecho foi exibido no episódio final, e que é exclusivo da série;
- Tal qual “Valente Valença”, a
exibição de “Catch back” foi simultânea em três plataformas: o roteiro dos
episódios era liberado para o Blogger, enquanto o vídeo das cenas que compunham
os capítulos ficava disponível primeiramente no Dailymotion e depois no
YouTube. O texto foi escrito entre julho e outubro de 2019 e a produção dos
episódios foi realizada nos dois últimos meses do mesmo ano, para que a série
fosse conhecida a partir de janeiro de 2020. E, a exemplo da web novela, a
trama só alcançou números satisfatórios no Blogger, sendo que dos dez episódios
lançados no Dailymotion, oito não tiveram nenhuma visualização;
- O primeiro episódio teve 33
visualizações no blog, e acabou sendo este o recorde da série no site. No YouTube,
o maior número foi de 8 views, repetido apenas no oitavo episódio. A menor
audiência no Blogger foi de 8 acessos, alcançado no sétimo episódio, enquanto o
mais baixo índice da série na plataforma de vídeos do Google foi 2, visto nos
episódios 03, 04, 09 e 10. A média no Blogger foi de 22,1, ao passo que a
produção teve 3,6 no YouTube – segundo dados obtidos em 12 de junho de 2021;
- Em 12 de março de 2020, uma semana
após o fim da série, o Blogger disponibilizou este texto para revelar as
curiosidades acerca da produção, enquanto no Dailymotion e no YouTube foram
compilados e os erros da dublagem da trama.
https://www.dailymotion.com/video/x7r11q0
https://www.youtube.com/watch?v=c2cAREu_CyM
AUDIÊNCIA DETALHADA
Janeiro de 2020 |
33 |
25 |
26 |
11 |
24 |
23,8 |
Fevereiro de 2020 |
16 |
8 |
20 |
26 |
- |
17,5 |
Março de 2020 |
25 |
- |
- |
- |
- |
25,0 |
Média final |
22,1 |
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