(Fazendo isoladas!)
Tem que ler,
Entender a lição
Camões foi o autor
Que deu exaltação
Professor
Explicou pra mim:
Livro tem apreço
Pra Portugal, sim
Lançou com dez cantos... E só!
"Ilha dos Amores"
E navegadores ainda estudo
"Gigante" há no livro
Que é do Classicismo
Nova rota descobriu Vasco
Eu sou o que tem as notas altas,
Leio às madrugadas,
Pretendendo a vaga
Aprovo com "Lusíadas"; marca
Resposta exata
Pro vestibular,
Fazendo (isoladas)...
PENSAMENTOS SEM O MENOR SENTIDO- SEJAM ELES WEB NOVELAS, PARÓDIAS, ROTEIROS, ENCARTES FAN MADE OU QUALQUER COISA QUE EU INVENTE DE FAZER.
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25/12/2016
24/12/2016
TUTORIAL DE CLICHÊS NOVELÍSTICOS (PARTE 2)
-O fato de você disputar a mulher
ou o poderio de uma empresa com alguém totalmente diferente de você pode
significar, em noventa por cento dos casos novelísticos, que o desafeto é seu
meio-irmão;
-Amnésias são causadas por conta
de pancadas na cabeça, sendo estas também a solução para recuperar a memória;
-Quando a mocinha quer provar para
todos que seu filho é de quem ela alega, submete o rebento ao teste de DNA. O
fator ignorado é que, se o exame for feito muito antes do fim do folhetim,
alguém será pago para entrar sorrateiramente na clínica e fraudar o resultado;
-Pobres são considerados
pernósticos, pois põem mais letras que o necessário na hora de escrever ou
falar alguma palavra. Mas ninguém explica por qual razão ricos têm sobrenome
fora do comum, ainda mais se considerarmos a quantidade absurda de pessoas com
o sobrenome "da Silva" no Brasil;
-Raramente, a ferramenta do olho
mágico é utilizada. Se o dono da casa perguntar quem é, ele ficará relutante em
abrir a porta quando ouvir o nome da visita;
-Em caso de visitas inesperadas,
o dono da casa está conversando com alguém que mora ou trabalha no recinto,
sendo este o responsável por abrir a porta, tendo a intenção de ir a outro
lugar. No momento em que a visita chega, o proprietário acredita que aquele que
abriu a porta esqueceu a chave ou voltou para buscar algo. Para melhor
assimilação da surpresa, a visita sempre chega sem ser notada por quem saiu;
-Exceto se você morar em uma
comunidade favelística, você anda de sapato dentro de casa, tornando
irrelevante o fato de que sofremos o calor dos trópicos até dentro da própria residência;
-No momento em que um assassinato
misterioso está para acontecer, a vítima sempre diz uma frase que não revela o
gênero da pessoa criminosa, mas o fato é que, independente disso, contará com
uma palavra obrigatória: "você";
-Cartas sempre serão
interceptadas em caso de comunicado sobre gravidezes. Por incrível que pareça,
elas não são destruídas nem mesmo quando o segredo é descoberto, pois é mais
importante descobrir o conteúdo e se calar do que destruir a prova cabal de que
você é sacana por ter se mantido calado;
-Em casos de transfusão de
sangue, o paciente sempre tem um tipo raríssimo. Só há duas opções de doadores:
aqueles que têm afinidade com o doente, mas não sabem que possuem parentesco
com o mesmo, e os que não desejam vê-lo, em decorrência de uma discussão
acalorada tida há poucos capítulos;
-Mulheres que rivalizam
protagonizarão uma briga na qual a mocinha agredirá a vilã fisicamente depois
de desaforos ditos pela mesma. Por mais cruel que seja, o máximo que faz a
antagonista nessas horas é suplicar para que a surra acabe;
-Ainda em casos de confrontos
físicos femininos, eles só poderão ocorrer no quarto de uma das partes
confrontadoras ou num banheiro teoricamente interditado;
-Uma bofetada consegue encerrar
uma discussão, quando seria o estopim de uma tormenta do mundo real;
-Quando jovens engravidam de seus
namorados de maneira não-planejada, os bebês são bons instrumentos para
trazerem à luz os tais namorados, jamais imaginados pelas famílias das jovens;
-Depois de capotarem, carros costumam explodir,
numa tentativa de esclarecer ao público que condutores morrerão na trama, mesmo
que eles tenham sido atirados para longe do local da explosão;
-Ainda sobre carros: há a modalidade criminosa de
alteração do local do crime, quando um personagem é encontrado num carro em
destroços, os personagens entenderão que ele sofreu um acidente, mas, na
verdade, ele foi dopado ou bateu com a cabeça em algum lugar, e para não
parecer que foi uma tentativa de homicídio doloso, coloca-se o referido ao
volante para que pensem que ele perdeu o controle do veículo;
-Não se deve desmascarar ninguém na frente das
pessoas que foram por ele prejudicadas, e sim numa festa, onde até o elenco de
apoio estará presente;
-Com exceção de tramas infantis, históricas ou
regionalistas, os primeiros capítulos passar-se-ão em outro país;
-Assim que você resolver revelar um segredo, a
novela irá para os comerciais- tempo suficiente para que você desista ou alguém
entre, a fim de te interromper;
-Fora do Brasil, todos falam português, somando em
seus diálogos frases típicas do local onde nasceram. Embora criticado, o
recurso impede que a trama fique parada até o imigrante brasileiro terminar o
curso de línguas. E convenhamos que ninguém se interessa muito por pessoas
bilíngües ou roteiros que venham com legendas, pois expressões atiradas ao
vento têm mais chance de ressoar na mente dos espectadores do que um texto
inteiro;
-O requisito para receber uma herança no início do
melodrama é: conhecer superficialmente a pessoa de que herdará tudo;
-Ao descobrir algo grave sobre o vilão, não se deve
telefonar para a polícia; procure-o antes para dizer que revelará a verdade na
frente de todos. Deixe-o alerta sobre seus passos. A conseqüência disso é a
morte do delator, precedida de um atentado;
-Se avisar que vai dançar, alguém porá pó de mico
em sua roupa, e a coceira só fará efeito em cima do palco;
-Personagens portugueses em novelas brasileiras são
donos de padaria, proprietários de vinícola ou estão inseridos no período
colonial;
-Infidelidade feminina é algo que só os
espectadores sabem, a masculina é conhecida pelo elenco masculino, sendo boa
parte dele amigos do traidor;
-Um sinal no corpo é a prova cabal de que um
desconhecido é o filho que lhe foi tirado há anos;
-Cicatrizes são removidas no fim da novela. Algo
bem justificável se você passar a novela toda sem dinheiro, mas pessoas de
ótima condição financeira insistem em não se operar por acharem que, passando
na frente de uma clínica, o seu enredo acaba;
-Ficar trancado em casa ou cabana com a mulher com
a qual você vive flertando acaba em atracação carnal;
-Seus detratores passarão a te tratar melhor quando
você receber uma herança ou ganhar na loteria. Ainda assim, a tática do
arrependimento repentino funciona e você tenta gastar oitenta e cinco por cento
da quantia com eles;
-O suicídio de vilões é uma técnica utilizada para
impedir que a polícia ou o psiquiatra os alcance. Mas o final só é considerado
apoteótico quando todo o elenco principal acompanha a cena aterrorizante;
-Converse de costas, pra dar a impressão ao seu
interlocutor de que você está falando sério;
-Ricos só tomam banho de chuveiro quando não se dão
conta de que estão sendo observados ou quando estão acompanhados. E pobres não usam
recipientes plásticos para jogar água no corpo, pois sempre haverá água no
chuveiro;
-A casa de um pobre tem mais aparatos tecnológicos
do que a sua, que ainda está na época do telefone de manivela;
-Toda novela tem um engenheiro ou um advogado,
descartando a possibilidade de médico ganhar dinheiro também;
-Pessoas casadas que fingem ser solteiras escondem
as alianças para que seus alvos amorosos não vejam, desprezando completamente a
possibilidade de que há marcas de bronze, especialmente se forem casadas há
muito tempo;
-Vilões são chamados pelos mocinhos por seu nome
próprio, mas apelidam os protagonistas de alguma coisa que remeta à natureza,
pois é um animal selvagem;
-Em busca da melhora de vida, um personagem sai do
Brasil e vai para o exterior; na vida real, você sai do Nordeste e vai pra São
Paulo- se não for para o Rio de Janeiro, onde boa parte das novelas é gravada;
-Um abraço trocado com um desafeto é a oportunidade
perfeita para demonstrar insatisfação. Enquanto um está feliz pelo momento, o
outro cospe fogo e somente quem acompanha pela TV sabe de sua frustração;
-Virgem em novela é apenas uma questão de signo. Ou
você é submetida a meia dúzia de cantadas baratas e desiste no momento do ato
para se entregar a alguém que valha a pena ou... Alguém te levará para o
bordel, por considerar que virgindade é mais contagioso que a epidemia de
doenças do Aedes Aegypti;
-Sabe qual é a relação de uma pessoa nua na
abertura da novela com o folhetim em si? Exatamente: nenhuma;
-Um personagem tem mais chances de emplacar e ser
comentado se a sua opção sexual for diferente da maioria do elenco e se ele
engatar uma amizade com a mocinha;
-Para quem busca a fama, a melhor forma de se
apresentar é como modelo/ manequim. Assumir que é subcelebridade, jamais!
15/12/2016
DEIXA-ME APRENDER ("DEIXA ELE SOFRER", DA ANITTA)
Deixa-me estudar, deixa-me estudar,
Deixa-me aprender
Deixa-me saber como utilizar o "quê"
Deixa-me estudar, deixa-me aprender,
Deixa-me saber
Farei
Revisão pra ti, e direi
Toda dica eu falarei
Adjetivará, sim
Substitui o "de"
O "quê" vai vir após "ter"
Pode interrogar, usa "quê",
Que função irá exercer
Advérbio vira assim
De modo. Aprove a mim, então...
Falou pra todo mundo que é pronome, mas
É interrogativo, pois pergunta faz
Substantivo- se tiver artigo atrás
Acentue, mas... (acentue, mas...)
Na prova, se depara quando exclamar
Aponte que as frases pode interligar
Com a resposta certa, pode aprovar
Aprovar
Deixa-me aprender
Deixa-me saber como utilizar o "quê"
Deixa-me estudar, deixa-me aprender,
Deixa-me saber
Farei
Revisão pra ti, e direi
Toda dica eu falarei
Adjetivará, sim
Substitui o "de"
O "quê" vai vir após "ter"
Pode interrogar, usa "quê",
Que função irá exercer
Advérbio vira assim
De modo. Aprove a mim, então...
Falou pra todo mundo que é pronome, mas
É interrogativo, pois pergunta faz
Substantivo- se tiver artigo atrás
Acentue, mas... (acentue, mas...)
Na prova, se depara quando exclamar
Aponte que as frases pode interligar
Com a resposta certa, pode aprovar
Aprovar
07/12/2016
TUTORIAL DE CLICHÊS NOVELÍSTICOS (PARTE 1)
-Casais principais se apaixonarão
à primeira vista, e nunca por conta da convivência. Por conta disso, passarão a
se encarar como sociopatas em ação no primeiro dia;
-Se duas mulheres rivalizam por
conta do mesmo ideal, seja interesse amoroso/físico ou financeiro, a vilã será
loura ou terá um visual diferente do convencional;
-O padre sempre perguntará se
existe alguém contrário ao casamento celebrado e receberá uma resposta
positiva. Isso só não ocorrerá quando um dos noivos demorar pra responder "sim"
ou "não";
-Quando a mocinha pobre sofre uma
decepção com o mocinho rico, ela sempre aceita se casar com um personagem tão
rico quanto, ignorando que sempre houve um vizinho paupérrimo de olho na
butique dela, levando ao extremo a máxima do "ela só quer, só pensa em
namorar";
-Numa conversa secreta entre duas
pessoas, haverá uma terceira atrás da porta ouvindo tudo, mesmo numa distância
tão considerável a ponto de detectá-la como "detentora de ouvido
tuberculoso";
-O anseio da paternidade será
realizado momentaneamente quando um homem passar toda a noite dormindo em
decorrência da aplicação do "boa noite, Cinderela";
-Seja num beijo ou estando nu em
pelo, o infiel se dará conta de que está sendo observado e terá direito a usar
uma das duas frases de seu repertório imediatista: "eu posso explicar"
ou "não é nada disso que você está pensando";
-O petista pode chamar a tucana
de "coxinha" e a tucana pode se referir ao petista como "petralha"
desde que, no último capítulo, digladiem-se na cama e não na Câmara;
-Não existem ortopedistas em
hospitais para atender a pessoas que caem das escadas. Estas podem morrer,
ficarem sem a visão ou sem o movimento das pernas, mas fratura é algo fora de
cogitação;
-O antagonista da novela não
precisa armar para que o mocinho seja incriminado pelo assassinato que ele
cometeu- basta, num momento de descontrole, largar a arma do homicídio no local
do crime que o tapado vai deixar as impressões digitais. Pior: a polícia tem um
olfato tão apurado que sente, a quilômetros de distância, a catinga da
putrefação do corpo e aparece sem ninguém acioná-la;
-Você pode ser rico e tem um
caráter ilibado, mas não será o protagonista da novela, a não ser que seja
vítima de um golpe no decorrer do folhetim, pois a máxima é: "gente boa é
gente pobre";
-Jamais conseguirá falar uma
frase com mais de três palavras numa novela da Gloria Perez, pois certamente
está no meio de cem personagens;
-Quanto maior for o seu sobrenome,
mais malvado será o seu personagem;
-O vendedor de pipoca sempre vai
ser o responsável pelo "quem matou?", ainda que não tenha nenhum
vendedor de pipoca na novela;
-Policiais não trabalham em
novelas antes do acontecimento do crime, a não ser que eles estejam desde o
primeiro capítulo sem enxergar um palmo na frente do nariz;
-Se você se consultar com um
médico do Sus e ele disser que você tem uma virose, passará oito meses com a
virose sendo abordada na novela do Manoel Carlos;
-Mesmo que você tenha recebido o
mesmo tipo de educação que seu irmão, seja ele seu gêmeo ou não, um dos dois
será a peste da família;
-Um homem disputado por duas
mulheres será o mocinho da trama; um homem disputado por três ou quatro
mulheres é o galã da vez; contudo, se o número exceder, este cara atende pelo
nome de José Mayer;
-Vilões têm capacidade
interpretativa para ocultar as perversidades que cometem, mas não sabem fingir
que estão chorando. A emulação do sofrimento, entretanto, é engolida pela
pessoa com a qual eles estiverem contracenando;
-Não existem ferimentos quando
uma pessoa, em surto psicótico/ furioso, quebra os objetos de decoração da
sala, exceto se ela bater a cabeça no espelho para incriminar alguém de lesão
corporal;
-Independentemente da índole dos
personagens, o mordomo e a governanta sempre lançam um olhar ou tom de voz que
dá a entender que eles sabem mais do que o roteiro conta;
-Prostitutas sempre têm medo de
que alguém descubra as atividades nas quais estão envolvidas. E ainda que sejam
desmascaradas, continuam no ofício, cessando o trabalho somente ao casarem;
-O comércio de armas de fogo e
munição não é tão burocrático assim, já que todo mundo sabe segurar uma arma
sem frequentar aulas de tiro;
-Se você sofreu bullying, vai se transformar naquilo que
as pessoas querem que você se transforme e render-se-á à paixão do seu
principal detrator, jamais pensando em dar o troco;
-Numa novela de época atual, o
espectador fará inúmeros exames de vista para conseguir acompanhar a trama, já
que a fotografia é amarelada e escurecida, sob o pretexto de que Thomas Edison
ainda não tinha inventado a lâmpada incandescente;
-A abertura de uma novela
mexicana será com as cenas gravadas antes da estreia, enquanto a abertura da
novela brasileira será uma coleção de imagens psicodélicas ou animações que
representem os personagens;
-Quando há um congelamento de
imagens, sempre se ouve um som estranho.
05/12/2016
SALA DE AULA ("PARA DE MARRA", DE LEXA)
(composição de Thiago Barros/ ideia de Antonio Nipo)
Sala de aula inteira verá
Todo pronome que no livro há
"Pessoal" é o que vou explicar
Dividir quer pra aula começar?
Usando, utilizando, estando na função,
O "reto" é sujeito/ predicativo na oração
"Oblíquo" já não é igual- sobre ele não leu?
Dividi-lo eu vou. Comigo aprendeu?
"Átono", então, será
Se direto existir,
Mas o "tônico" virá
Se objeto diferir
Recebo, recebo, recebo
A revisão
Consulto no ano o livro
Pra não ter reprovação
Recebo, recebo, recebo
Dica pra vestibular
Decoro, decoro e olho
Tudo que der pra passar
Sala de aula inteira verá...
Sala de aula inteira verá
Todo pronome que no livro há
"Pessoal" é o que vou explicar
Dividir quer pra aula começar?
Usando, utilizando, estando na função,
O "reto" é sujeito/ predicativo na oração
"Oblíquo" já não é igual- sobre ele não leu?
Dividi-lo eu vou. Comigo aprendeu?
"Átono", então, será
Se direto existir,
Mas o "tônico" virá
Se objeto diferir
Recebo, recebo, recebo
A revisão
Consulto no ano o livro
Pra não ter reprovação
Recebo, recebo, recebo
Dica pra vestibular
Decoro, decoro e olho
Tudo que der pra passar
Sala de aula inteira verá...
19/11/2016
REVISÃO ("SHAKE IT OFF", DE TAYLOR SWIFT)
(composição de Thiago Barros/ ideia de Antonio Nipo)
Árcade verei
De novo aprenderei
Sabe que não sei?
Sabe que não sei?
Pós-Barroco, ele vem
Antítese não tem
Iluminismo eu lerei
Juro que lerei
Tem bucolismo
Foge do urbanismo
E o feminino surgirá
Pro autor idealizar
Arcadismo eu verei, verei, verei
Neoclássico serei, serei, serei
Por professor eu farei, farei, farei
Revisão, revisão!
Pseudônimo terei, terei, terei
E um dez obterei, obterei
Setecentismo eu memorizarei
Revisão, revisão!
Há épicos que li
Poemas que eu vi
Começam a diferir
Tentam diferir
Basílio é figurão: tem por criação
"O Uraguai", que até então
(que até então)
Marca inovação
Marca inovação
Revisão, revisão
Há, há, há revisão, há revisão
Há, há, há revisão, há revisão
Há, há, há revisão, há revisão
(Hey, hey, hey!
Como sou ruim de fazer rima, vou ter
que improvisar essa parte sobre a literatura
Árcade)
"Marília de Dirceu" à frente
Também "Caramuru" enfrente
Gonzaga e Rita Durão podem cair no
Enem
Para passar, caro discente, deve ler!
Tem que ler!
13/11/2016
ANO NÃO REPETI ("CHANDELIER", DE SIA)
(composição de Thiago Barros/ ideia de Alanis Lima)
Professor ensinou
Na matéria: Modernismo vem
Com inovação, inovação
Anos 30 virão
Com inquietação,
Com a Segunda Geração, Geração
Lê "Quinze"! Lê "Quinze", sim!
Lê "Quinze"! Lê "Quinze", sim!
Lê "Quinze"! Lê "Quinze", sim!
De Rachel! Já pode passar!
Há prova que ano não repeti,
Ano não repeti:
Há nota que prova que os livros já li,
Que os livros já li
Modernismo volta-se pro social
Em fase regional
Há prova que ano não repeti,
Ano não repeti!
Agora Drummond surgirá
E da Guerra escreverá
"Sentimento do mundo" lerá
Pois cairá no vestibular
Graciliano conhecerá
Retirante retratará
"Vidas secas" eu sei que lerá
Pois cairá no vestibular, vestibular
José Lins do Rego
E Jorge Amado nem falei
Eu nem citei, eu nem citei
Vestibular
Jorge Amado no vestibular
Graciliano em vestibular, vestibular
Vestibular
Lins do Rego em vestibular
Carlos Drummond em vestibular
E a Rachel em vestibular, vestibular,
Vestibular
10/11/2016
ATENTANDO À LINGUAGEM ("HOJE SOMOS SÓ METADE", DE MARÍLIA MENDONÇA)
(composição de Thiago Barros/ ideia de Alanis Lima)
Sete só? Escreva mais!
Só não ultrapasse trinta- para o corretor já é demais!
Veja bem tempo do verbo. Tem bem conjugado?
Desenvolvimento você não tem condensado?
"Atualmente" professor
Condena no início. Ponto já tirou
Engana-se, se verbo pensa que vai pôr
Pois não é exigido
Em título.
Lê professor...
Condena no início. Ponto já tirou
Engana-se, se verbo pensa que vai pôr
Pois não é exigido...
Dissertando pro Sisu
Atentando à linguagem
Diploma sei que terás tu
Atentando à linguagem
Só não ultrapasse trinta- para o corretor já é demais!
Veja bem tempo do verbo. Tem bem conjugado?
Desenvolvimento você não tem condensado?
"Atualmente" professor
Condena no início. Ponto já tirou
Engana-se, se verbo pensa que vai pôr
Pois não é exigido
Em título.
Lê professor...
Condena no início. Ponto já tirou
Engana-se, se verbo pensa que vai pôr
Pois não é exigido...
Dissertando pro Sisu
Atentando à linguagem
Diploma sei que terás tu
Atentando à linguagem
03/11/2016
ELIPSE ("QUÍMICA", DO BIEL)
(composição de Thiago Barros/ ideia de Gabrielle Rocha)
(Só)
Decorando, hein?
(Só)
Lendo artigo, hein?
(Só)
Professor quem...
Dá ponto
Eu preciso agora estudar!
Elipse cai na prova final;
No Enem, no Enem
Há estilo, há figura gramatical
Para quem, para quem
Subtende o termo que é oracional
E que eu bem entendi
Pois serei aprovado no fundamental!
Uau!
Figura é de omissão
De termo na frase, sim
Percebo na construção
Que posso não repetir
O zeugma também é
Forma bem particular
Espero que você veja
Para não mais mencionar
Então...
Mec, do zero me privo
Má nota não tiro,
Eu vou aprovar!
Mec, do zero me privo,
Mas só advirto:
Consigo me classificar
(Só)
Decorando, hein?
(Só)
Lendo artigo, hein?
(Só)
Professor quem...
Dá ponto
Eu preciso agora estudar!
Elipse cai na prova final;
No Enem, no Enem
Há estilo, há figura gramatical
Para quem, para quem
Subtende o termo que é oracional
E que eu bem entendi
Pois serei aprovado no fundamental!
Uau!
Figura é de omissão
De termo na frase, sim
Percebo na construção
Que posso não repetir
O zeugma também é
Forma bem particular
Espero que você veja
Para não mais mencionar
Então...
Mec, do zero me privo
Má nota não tiro,
Eu vou aprovar!
Mec, do zero me privo,
Mas só advirto:
Consigo me classificar
31/10/2016
ONZE MIL/ CAPÍTULO 15
Bernardo se esquiva da resposta... Vê aquele
menino mirrado, negro, que se apresenta pelo apelido e entende de quem se
trata.
-O que você tá fazendo aqui?
-Não sei. Pra falar a verdade, eu não
sei nem onde estamos. A única coisa que eu me lembro é que... Fui falar com meu
filho, e veio um carro sem que eu me desse conta... – olha para o alto- Acho
que vai chover. Ficou tudo tão escuro, de repente.
-Tá com medo?
-De quê?
-Desse escuro.
Bernardo sente a escuridão se acentuar
sobre ele.
-Sim.
-Por que não pede a Papai do céu?
-Pedir o quê?
-Pra levar esse escuro embora.
-Ele não vai me escutar.
-Me ensinaram que toda vez Ele escuta,
meu pai e meu avô.
-Uma vez eu pedi.
Queria que Ele salvasse minha filha. Ela estava à beira da morte, e eu tinha prometido que se Ele a curasse, eu
nunca mais ia me meter na vida dela.
-O senhor acreditou?
-Claro que acreditei.
Eu só tinha essa esperança de que Ele fosse mesmo fazer alguma coisa, mas Ele
não fez nada.
-Não. O senhor
acreditou no que o senhor disse que ia fazer?- a pergunta de Kim emudece
Bernardo- Vê só: se pedir sem acreditar, não funciona.
-Eu não acredito em
milagre. Já passei por tanta coisa difícil na minha vida que pra mim é
impossível.
-Existe, sim.
-Como é que você
sabe?
-A minha mãe eu não
tenho. Mas eu tenho minha família: meu avô e meu pai. E tem uma coisa que eu
peço toda vez.
-O que é?
-Que Papai do céu
cuide do meu pai. Ele diz que queria cuidar de mim com minha mãe, mas ela tá no
céu.
-Senhor, salve o meu
irmão de toda malignidade, da sombra da morte. Desperta esse coração, para que
possamos engrandecer o Teu nome- ouve-se a voz de Miguel.
-Tá ouvindo?
-Essa voz é do meu
irmão. Mas de onde vem?
-Senhor, cuida do meu
pai. Tu sabes o que ele tem feito com toda a nossa família, mas não permita que
ele se vá sem conhecer o Teu amor, pra que aprenda a amar também...
-Yanna- constata
Bernardo.
-Meu Deus, se quiser
me castigar, venha, mas não leve meu pai. Não deixe ele ir embora com ódio de mim,
com ressentimento de todos nós. Abre os olhos dele.
-Raffael...
-Senhor, cuida do meu
avô, o pai da minha mãe. Faz ele feliz.
-Até o filho da
Carolina... - com vergonha, finge não saber de quem se trata.
-É, eu sempre peço
por ele. Meu pai me contou que ele deve chorar muito porque a minha mãe foi
morar no céu.
-Mas... Por que eu
estou ouvindo tudo isso? De onde que vem?
-Acho que eles querem
ver o senhor voltar pra casa.
Subitamente, Bernardo
acorda na sala de triagem de uma policlínica, ouvindo os choros de Miguel,
Yanna e Raffael. O enfermeiro que o acompanha se assusta ao ver seus olhos abrindo.
Logo, corre para chamar os parentes do empresário, sem ao menos saber o que
falar. Miguel estranha a reação do rapaz.
-O que foi?
-Ele acabou de abrir
os olhos.
-O meu pai?- Yanna
corre para ver se Bernardo realmente está vivo e fica maravilhada. Sem se
importar com os seus ferimentos, abraça o pai- Graças a Deus! Graças a Deus que
você tá vivo, Pai!
-O que é que está
acontecendo?
-Pai... Você tá vivo-
Raffael se emociona, também abraçando o pai na hora, ainda que ele não tenha
noção do que esteja acontecido.
-Como Tu és
maravilhoso, Senhor! Obrigado, meu Deus! Obrigado por trazê-lo de volta à
vida!- Miguel se ajoelha para agradecer.
...
Lucas olha para o
filho desacordado e fala:
-Me leva no lugar
dele, meu Deus. Mas não faz isso comigo, não tira ele de mim.
-Lucas, o que foi?-
Osmar acorda assustado- O Kim piorou?
O monitor cardíaco
registra a volta dos batimentos do menino.
-Kim?- Lucas chega
perto do leito- Kim, meu filho, você tá me escutando?
A criança abre os
olhos.
-Tava sentindo sua
falta, Pai.
-Oh, meu Deus... –
Lucas derrama suas lágrimas sem medo.
-Mas não faz nem duas
horas que ele foi pra casa, Kim. Seu pai não demorou tanto assim, não...
-Demorou, sim. Achei
que ele não ia mais voltar.
-Você também demorou
pra acordar, meu filho. Pra mim, pareceu a eternidade.
-Se eu te falar um
negócio, não vai ficar de mal de mim?
-Não. O que é?
-Tá muito engraçado
você careca, igualzinho a mim.
Lucas ainda se
arrisca a soltar o riso, vendo a felicidade do filho em vê-lo vivo. Não se
contém e o abraça, mesmo estando o garoto deitado.
-Aconteceu o quê com
você, Lucas?
-Só a confirmação, Pai.
-Confirmação de quê?
-De que os milagres
acontecem.
ALGUMAS SEMANAS DEPOIS...
Bernardo desce com
uma mala do seu quarto, e Miguel abre a porta, olhando o irmão com uma feição
inconformada.
-Tem certeza de que é
isso que você quer, Bernardo?
-Alguma opção que
você possa me sugerir?
-O que você está
fazendo é radical demais. É como se estivesse condenando seus filhos.
-Meus filhos são
adultos, Miguel. E isso já ocorreu há bastante tempo, eu é que não quis ver.
-Deixar tudo pra
trás, o trabalho, a família, recomeçar em outro lugar... Tudo isso é arriscado,
Bernardo.
-Não será nenhuma
surpresa pra eles. Já conversei e admiti que preciso dar um tempo pra mim e
pros dois.
-Sinceramente, eu não
entendo. Você é tão obstinado pelos seus objetivos, e de repente resolve deixar
tudo pra trás.
-Miguel, há anos que
eu insisto em ser de uma forma que acaba me machucando. Raffael e Yanna não vão
sofrer pela minha ausência. Só assim eles vão saber que podem realizar seus
sonhos. Do que adianta impor a minha vontade? Carolina não iria voltar só
porque eu orei pra ver a sua cura.
-Pois é. Te faltou
acreditar naquilo que pediu a Deus.
-Engraçado... Você já
é a segunda pessoa que me diz isso.
-Quem te falou antes?
-Esquece, não
importa.
-Bernardo, não está fugindo
com medo deque a Yanna te denuncie pelo roubo dos onze mil CDs, não é?
-A questão foi
esclarecida pela Sílvia, não é? Yanna sabe que fui eu quem arquitetou o
assalto. Mas a intenção dela era de lançar o disco de qualquer forma. Essa
obstinação certamente ela herdou de mim.
-E quanto ao Kim? Você
vai continuar ignorando seu neto?
-Tudo continua do
jeito que está, Miguel. A única alteração vai ser a minha retirada. Esse menino
passou cinco anos sem ter nenhum tipo de contato comigo, não criamos nenhuma
espécie de vínculo. Por que fazer isso agora?
-Ele está com
linfoma, você sabe disso.
-Claro que sei. Por
isso eu quero que Raffael e Yanna prestem assistência, caso ele precise de
alguma coisa.
-Não existem
substitutos quando se trata de afeto.
-Meus filhos não
estão me substituindo. Estão assumindo um papel que queriam assumir e não
tiveram oportunidade, porque eu os impedi. Nunca vou dizer que jamais vou chegar
perto daquela criança, mas hoje eu não me sinto preparado pra nada disso.
-Nem mesmo pra pedir
perdão a Lucas, pelo seu preconceito?
-O único culpado pelo
desespero da Carolina, que culminou na sua morte, sou eu. Uma vez, eu disse que
era o único que tinha o direito de sofrer pela morte da minha filha. Agora eu
cheguei à conclusão de que estava certo. Porque quem contribuiu pra esse
desfecho trágico fui eu.
-A Carolina morreu te
amando, Bernardo. Tanto que confiou a você e ao Lucas a responsabilidade de
cuidar do Kim.
-Mas eu não fui
capaz. Olha só o que eu fiz com os meus filhos, Miguel. Eles não me respeitam,
me temem. Vou condenar essa criança à minha tirania também? Bom, o que eu quero
falar com você antes de viajar é o seguinte- entrega-lhe as chaves da mansão-
Toma conta da minha casa, e dos meus filhos.
-Por quanto tempo
você pretende ficar?
-Até me despir dessa
escuridão que me assombra. Isso pode levar uma vida toda.
-Você vai sair assim,
sem nem dizer ao menos pra onde vai?
-Pra quê essa
afetividade toda, Miguel? Despedidas, abraços e lágrimas em excesso? Sejamos
práticos. Tudo isso é uma prévia longa da minha agonia em ficar longe deles,
mas é necessário. Fique tranquilo, porque eu vou dar notícias.
-E como você encara
essa aproximação dos meninos com a Sílvia?
-Sílvia soube
construir um novo lugar. Aquela mulher frívola que largou os três filhos
desapareceu e foi substituída por uma mulher que não sabe fazer outra do que
conquistar os filhos dia após dia. Você não vê, Miguel? Até o Raffael, que é o
mais teimoso dos três, perdoou a mãe desde que ela voltou pro Brasil, embora
nunca tenha me dito e até tenha destratado a mesma em público.
-Sua ex-mulher conseguiu
o seu perdão?
-Quem sabe? Mas eu
não me sinto em condição de me relacionar com ninguém, nem com meus filhos, nem
com meu neto, nem com o ex-namorado da minha filha, minha ex-mulher... O que
esperar de um homem que não se entende?
-Realmente, não quer
que eu vá com você?
-Faça o que você
sempre fez enquanto eu estive aqui: ore. Às vezes, funciona.
Miguel dá um abraço
emocionado.
-Que o abraço que
nenhum homem pode dar na sua alma, Deus venha a dar. Ainda que no tempo Dele.
-Que assim seja.
Enfim, me deseje uma boa viagem.
-Sempre. Me liga
quando chegar ao seu destino.
-Caso eu saiba qual
é... – puxa a mala e se retira da mansão.
...
Um táxi traz Bernardo
até o aeroporto. Com a mala, ele passa pelo saguão do local, mas vai até a
varanda, cuja janela dá pra observar a pista de decolagem. Começa a chover
forte. Só há um pai, segurando o filho nos braços, no local além do empresário.
Os dois homens recuam.
-É muito grande esse
avião, Pai- Bernardo reconhece a voz da criança.
-Viu só? Sempre disse
que ia te trazer e acabei trazendo- Lucas comenta, virando-se em seguida para
encarar o olhar surpreso de Bernardo- O senhor?
-Pensei que vocês
estavam no hospital. Me falaram que seu filho estava doente.
-Pois é. Linfoma.
-E como ele está agora?
-Passou pela primeira
sessão da quimioterapia. Foi aí que o Joaquim aprendeu o que era milagre. A
médica examinou depois que terminou a primeira parte do tratamento e disse que
ele acabou. Aumentou a expectativa de vida. Claro, ele vai ficar a vida toda se
cuidando, mas... O pesadelo passou. A gente acabou de sair da Oncomed, mas não
foi pra casa. Joaquim insistiu em conhecer o aeroporto.
-É Kim!
-Tá bom, Senhor Kim,
não se fala mais nisso- Lucas ironiza o comentário do filho.
-Fico feliz. De
coração. Você fez o que eu disse.
-Me afastar da sua
família?
-Não. Provar pra todo
mundo que você ama a minha filha. Essa é a maior prova de amor que ela poderia
receber.
-Faria mais se ela
estivesse viva. Me coloquei contra todas as previsões de que um filho, tido aos
dezesseis anos, criado por um cara negro e pobre, ia me trazer sofrimento-
Bernardo entende isso como uma indireta.
-E você venceu. É
digno de admiração. Bom, eu tenho que ir, não posso perder o meu voo- vira-se
ao puxar a mala.
-A benção, Vô- a
frase de Kim deixa Lucas e Bernardo sem reação imediata.
-Deus te abençoe,
Joaquim... Kim- segue para a fila.
-Filho... Como você
sabia que esse homem também era o seu avô?
-Toda noite, eu peço
a Papai do Céu pra cuidar dele também. E um dia, ele apareceu no sonho. Tava
com muito medo porque tava sozinho. Mas ele nunca vai ficar sozinho.
-Como é que você
sabe?
-Todo dia, tem uma
pessoa que ora por ele: eu.
-É por isso que eu
amo tanto você, sabia?
-Também te amo, Pai.
O abraço mais longo
dos últimos dias é trocado por Kim e Lucas.
...
Uma livraria é o
palco do lançamento de "Minha Liberdade Pra Te Adorar", o primeiro
disco de Yanna, que assina sem o sobrenome Mutarelli. Nela, marcam presença
Raffael, Sílvia, Miguel e Cadu, que é o primeiro a cumprimentar a amiga pelo
CD.
-A gente conseguiu,
minha amiga!
-Graças a Deus.
Obrigada por tudo, Cadu. Obrigada por nunca ter me deixado desistir.
-Nunca me faça dar um
puxão de orelha, hein?- o produtor abraça a amiga, aos risos.
Miguel e Sílvia
conversam sobre a carreira da moça.
-Até que enfim ela
deu o pontapé que precisava pra carreira. A voz da Yanna ainda vai chegar a muitos
ouvidos.
-Me sinto tão
privilegiada de ver essa alegria no rosto da minha filha, Miguel. Acho que ela
nunca foi tão feliz.
-Sílvia, ela está
aprendendo a ser feliz, essa que é a verdade. Inclusive, saiu uma resenha ontem
no jornal. Ganhou uma avaliação de cinco estrelas.
-Nossa! Quer dizer
que, se depender da crítica...
-A crítica aprovou,
mas o principal aval veio antes, de cima!- Miguel aponta para o alto.
-Miguel, me diz uma
coisa: o Bernardo deu notícias?
-Deu, sim, Mãe-
Raffael se intromete na conversa- Está em um hotel em Lisboa.
-E ele está bem?
-Caminhando. Sem
previsão de volta. Falei com ele hoje, e ele mandou um beijo pra Yanna, pelo
lançamento do disco...
Alice chega à
livraria e atrai a atenção de Raffael.
-Tudo bem, meu
sobrinho?
-Tio, me dá licença.
-Claro, pode passar.
-Aquela moça é a que
causou o desentendimento entre o Raffael e o Bernardo.
-Não, Sílvia. O
desentendimento entre o meu sobrinho e o meu irmão foi culpa do meu irmão. E
ele já entendeu isso.
-Não imaginava que
você viesse.
-Pensei que a tua
irmã tinha avisado que me mandou o convite. Até relutei em aceitar, mas ela disse
que eu precisava vir até aqui.
-Até adivinho o que
ela disse: as canções vão dar um abraço na sua alma.
-Pois é. Usou essas
palavras, quando foi me chamar no hospital.
-Olha, eu... Eu
queria te pedir desculpas por tudo que eu disse, pela forma como eu te tratei.
-A sua reação foi o
último resquício do que a Alice Dubeux podia fazer de ruim pros outros e pra si
mesma. A revelação dessa verdade, que me consumia, foi o que eu precisava pra
enterrar de vez esse passado.
-Cara, eu não sei se
eu tô sendo ridículo com o que eu vou dizer, mas...
-Espera, Fael. Acho
que já sei o que é. Tentar de novo, não é isso?
-A Alice conseguiu me
enganar enquanto esteve comigo. O olhar da Amanda não. Tanto é que continua
vivo, pulsante, como se nós dois tivéssemos nos conhecido agora. Eu é que não
enxerguei que o teu passado morreu.
-Fael... Pra eu
voltar pra você, eu vou ter que me desfazer da Alice. Mas eu te peço uma coisa.
-Diz.
-Não se desfaz de
nada que te compõe. Igual a você, eu não vou encontrar em canto nenhum.
-Quer dizer que...
-Prazer, Amanda. Por
enquanto, o que você sabe de mim é que eu sinto uma necessidade enorme de ficar
com você o resto da minha vida.
-O prazer é todo meu.
Meu nome é Raffael e a minha profissão é te fazer feliz a cada segundo- dá as
mãos à moça e a leva para perto do palco, onde já estão Sílvia e Miguel.
No palco, estão Yanna
e Cadu. Uma repórter pergunta:
-O que o público pode
esperar do seu primeiro disco, Yanna?
-Unção, esperança,
fé... Tudo que, no processo de produção, era impossível que eu tivesse, mas
tive. E quanto mais aumentavam as dificuldades, mais eu corria o risco de fazer
Deus ser coadjuvante nessa trajetória. Minha preocupação era a de torná-Lo
protagonista absoluto.
-Você pode dar uma
palinha de alguma faixa?
-Claro. Eu e o Cadu,
meu produtor, compusemos uma versão do nosso texto preferido: o capítulo 91 do livro
de Salmos. Tem como você tocar essa canção pra mim, Cadu?- dá a mão direita ao
amigo.
-Sempre- pega o
violão e senta para tocar, enquanto Yanna se apresenta aos convidados da
coletiva.
-Temos o prazer de
chamar o orador da turma de Direito 2016.1 da Universidade Estadual de
Pernambuco: Lucas da Costa Silveira.
Todos os presentes
aplaudem durante a cerimônia que ocorre simultaneamente ao lançamento do disco,
principalmente Osmar, que vê o filho subir ao palco acompanhado de alguém muito
especial.
-Obrigado por me
deixar viver pra ver isso, meu Senhor.
-Boa noite a todos.
Confesso que quando fui escolhido pra essa tarefa, não imaginaria que tanto
tempo se passaria e nem que tanta coisa acontecesse nesse intervalo. Quando
estava preparando o meu discurso, sabia que teria que falar das dificuldades
que aparecem no nosso caminho, dos inimigos que se levantam a todo momento.
Durante um tempo, eu vivi uma experiência horrível, e não tinha condição de ir
à universidade todo dia. Mas hoje eu tô aqui, pronto pra mostrar aos meus professores,
meus colegas de turma e a todos os que estão aqui que, se for pra vencer, não
vença sozinho. E meus companheiros de turma têm consciência disso. Portanto, o
meu discurso não vai ser só meu. O texto que eu... Ou melhor, que Kim e eu
vamos dizer essa noite, já é um tanto conhecido- começa a recitá-lo- Aquele que
habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
-Eu vou dizer do
Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio e a minha fortaleza.
-Pois Ele te livrará
do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
-Vai cobrir você com
as Suas penas, e debaixo das Suas asas, vai ficar seguro.
-Não temerás terror
noturno, nem seta que voa de dia.
-Nem da peste que se
espalha no escuro... – Kim recorda os dias difíceis que passou na Oncomed, e
volta a sorrir quando Lucas o segura firmemente- Nem da mortandade que assola
ao meio-dia.
-Mil cairão ao teu
lado e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido- Bernardo continua a
leitura com o livro sagrado na mão, numa solitária mesa de restaurante.
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