30/01/2020

CATCH BACK/ EPISÓDIO 5


CENA 1

NICK: Senta aí e me explica essa história direito, por favor.
VLAVIANO: Eu, hein? Tão nova e com problemas de entendimento? Sempre achei que a cognição das pessoas da tua faixa etária era chibata.
NARRADOR: “CHIBATA”: muito boa.
NICK: Desculpe, é que eu tô um pouco confusa... Você disse que só tomou uma dose do Semancol que a Maria Clara pediu que eu te aplicasse.
VLAVIANO: Não é motivo pra se estranhar? Primeiro um adolescente estranhamente otimista vira meu cão de guarda. Depois eu vejo na TV que todo mundo tá tendo alucinação depois de ter vindo aqui. Agora esse bacuri some misteriosamente. Se não é efeito do remédio, eu não sei o que é.
NICK: Claro... Só me explica o seguinte: por que você só tomou uma dose do medicamento?
VLAVIANO: Porque você tinha pago o cachê de cem reais e eu achei que não ia me acontecer nada demais. Além disso, eu lembrei que tinha que entregar um currículo no consultório do meu psicólogo, o Douglas.
NICK: Não pode ser... É um pesadelo, só pode ser isso.
VLAVIANO: Então, trata de acordar e me diz onde é que a Maria Clara se enfiou. (olha para Nick, catatônica) Ei! Comeu abiu, foi? Eu lá sou o Mascarado da “Viagem” pra me comunicar por mímica? Cadê a dona dessa empresa?
NARRADOR: “COMER ABIU”: abiu é uma fruta amazônica que cola os lábios de quem a come. com este intuito, a expressão indica uma pessoa que é calada.
NICK: Vamos fazer o seguinte: eu tenho que resolver um problema pessoal, mas... Eu queria que você me esperasse aqui.
VLAVIANO: Tá me enrolando, é?
NICK: É que eu vou... Tentar localizar a Maria Clara pra você. Só tem que me esperar aqui. O que é que você acha?
VLAVIANO: E encontrar tua chefe é problema pessoal desde quando?
NICK: Desculpe, foi só uma forma de dizer.
VLAVIANO: Sinto ter que cortar a curica, mas se tu pensas que vou ser feito de idiota, estás muito é da errada!
NARRADOR: “CORTAR A CURICA”: estragar um momento.
NICK: Olha só, Senhor...
VLAVIANO: Vlaviano.
NICK: Muito bem, Vlaviano. Eu não me arriscaria a tanto. Se essa mulher cai em desgraça, o meu emprego vai pro espaço.
VLAVIANO: Se a Maria Clara tiver culpa do que tá me acontecendo, pode ter certeza que ele vai mesmo.
NICK: Fica aqui, que eu vou tentar localizar a Maria Clara pra você. Mas não sai daqui enquanto eu não trouxer ela de volta.
VLAVIANO: Como é que eu posso ter certeza de que você não tá me enganando?
NICK: Você vai viver à sombra dessa dúvida, se quiser esclarecer a verdade. Me espera.
(fundo musical: “Meu bem (Gabe Pereira remix)”- parte instrumental)
Vlaviano vê Nick deixando o prédio da empresa, lançando para a moça um olhar de desconfiança.
NICK: Atende, Paloma. Atende.
(fundo musical: “Jack Soul Brasileiro (Jørd and Mojjo remix)”- parte instrumental)
PALOMA: Tá demorando pra seguir com o plano, hein, garota? Tás metida onde?
NICK: Aconteceu um imprevisto com relação à...
PALOMA: Quer me dizer onde você se enfiou?
NICK: Ainda tô aqui na empresa. Em frente a ela, pra ser mais exata.
PALOMA: Comprou a peruca loira?
NICK: Botei dentro da minha bolsa, mas...
PALOMA: Então, não se atrase, cunhatã. Ivan está cantando a plenos pulmões no karaokê há meia hora. Não deu nem tempo de tomar uma bebidinha.
NARRADOR: “CUNHATÔ: gíria indígena que significa “menina”.
NICK: Presta atenção, Paloma: tem um rapaz aqui na empresa que pode colocar a perder o plano da manipulação dos resultados.
PALOMA: Primeiro, nós vamos resolver o problema do casal. Depois, a gente se encontra pra discutir esse assunto.
NICK: Você não tá entendendo a situação, Paloma...
PALOMA: Quem não tá entendendo é você, Nicole. Já sabe: em meia hora, no bar. Ou eu conto tudo pra polícia.
NICK: Para de blefar, mulher!
PALOMA: Não é blefe, é promessa. Eu sei bem como depor sobre aquilo que me interessa.
NICK: Mas eu posso dizer que nós estamos juntas nesse plano sórdido de acabar com a Maria Clara.
PALOMA: Nós duas temos razões fortes pra destruir aquele atraso de vida, Nicole. E é exatamente por essa razão que nos damos tão bem. Uma vingança não existe sem a outra. Esquece esse rapaz e vem pro Kara-Karamba-Kara-Karaokê.
NICK: Mas, Paloma...
PALOMA: Agora! (desliga o celular) Que voz de colibri...
IVAN: “A cada dia que passa, eu fico louco por ti”...
PLATEIA DO KARAOKÊ: “Meu bem, eu fico louca também”...
IVAN: “Com esse corpo lindo eu chego mais, vou além”...
PLATEIA DO KARAOKÊ: “Vem! Chega mais perto, meu bem”...
IVAN: “A cada dia que passa, eu fico louco por ti”...
PLATEIA DO KARAOKÊ: “Meu bem, eu fico louca também”...
IVAN: “Com esse corpo lindo eu chego mais, vou além”...
PLATEIA DO KARAOKÊ: “Vem! Chega mais perto, meu bem”...
IVAN: “Não faz assim comigo”...
PLATEIA DO KARAOKÊ: “Não me diga ‘não’! Meu amor, vem pra mim”...
IVAN: “Bole, rebole! Mexe esse corpo, vem comigo! Dance, que lance, nesse suingue vou contigo”...
PLATEIA DO KARAOKÊ: “Não me diga ‘não’! Meu amor, vem pra mim!
IVAN: “Bole, rebole! Mexe esse corpo, vem comigo! Dance, que lance, nesse suingue vou contigo”...
PLATEIA DO KARAOKÊ: “Não me diga ‘não’! Meu amor, vem pra mim”!
MARIA CLARA: A que horas os paraenses vão invadir esse prédio e impedir que o Ivan cante feito uma gralha?

(ABERTURA)

CENA 2

Ivan e Maria Clara voltam a conversar diante da mesa.
IVAN: O que é que você achou da minha apresentação? Fui bem?
MARIA CLARA: Ô... Kraftwerk ficaria orgulhoso de te ver cantar.
IVAN: Quer beber alguma coisa?
MARIA CLARA: O que você quiser beber.
IVAN: Ledo engano. O que eu quero não servem por aqui.
MARIA CLARA: A que você se refere?
IVAN: Ao mel da sua boca.
MARIA CLARA: Te orienta, curumim tarado!
NARRADOR: “CURUMIM”: gíria indígena que significa “menino”.
IVAN: Eu vou ao bar buscar e já venho.
PALOMA: Ele está vindo. Hora do show.
IVAN: Paloma!
PALOMA: Como vai, querido?
IVAN: Surpreso. Achei que você não viria até aqui.
PALOMA: Queria vir com você, mas... Percebi que tinha outros planos.
IVAN: Desculpa, Paloma, mas é que...
PALOMA: Tudo bem, não precisa se justificar. Passo por cima disso... Também.
IVAN: Como sempre, mostrando que é uma mulher compreensiva.
PALOMA: Nem tanto, meu caro.
IVAN: Não entendi.
PALOMA: Já que estamos dividindo o mesmo espaço, por que não bebemos alguma coisa juntos?
IVAN: Paloma, não sei se é uma boa ideia.
PALOMA: Acha que a manauara dos infernos... Digo, a Maria Clara vai ficar com ciúmes?
IVAN: Não é isso, é que fica chato. Eu a convidei pra sair comigo.
PALOMA: Deu, na verdade, uma ideia minha. Me compensa.
IVAN: Posso saber de que forma?
PALOMA: Se não pode me beijar, enche a cara comigo por uns minutos. É mais seguro.
IVAN: Tá bom, então.
PALOMA: Vamos pedir. Barmaid!
Nick aparece sem óculos e de peruca loura.
NICK: Pois não?
IVAN: Duas doses de Dry Martini.
PALOMA: Que é isso? A bebida do momento é caipirosca.
IVAN: Verdade? Então, duas caipiroscas.
NICK: Sim, senhor. (Nick coloca um pó misterioso num dos copos e depois pensa) Se soubesse que isso é tendência há anos...
IVAN: Chibata essa bebida, hein? É feita de quê?
PALOMA: (também alterada) A única coisa que eu sei é o que dá pra fazer depois que a gente a bebe. Talvez a dança do acasalamento ao som de “Fêmea”, do Fábio Jr.
IVAN: Vou te confessar uma coisa: eu tenho a impressão de que conheço essa mulher que serviu esses copos.
PALOMA: Claro, meu bem. Não viu que é aquela menina que protagonizou “Pérola Negra” no SBT?
IVAN: Ah, como esquecer? “Quando você ama alguém que não te quer”...
PALOMA: Lema da minha vida. Agora vamos conferir se você tá no seu estado normal.
IVAN: Borimbora.
PALOMA: Depois da sexta, vem...
IVAN: A sétima, claro.
PALOMA: Não respondeu “sábado”, tá tão mamado quanto eu! Vem comigo, meu anjo.
IVAN: Pra onde, Paloma? Nada de me conduzir até o mau caminho.
PALOMA: Querido, eu sou o mau caminho, sou a Transamazônica da maldade! Me segue.

CENA 3

Vlaviano espera tanto pelo retorno de Nick que cria uma longa barba dentro do prédio da Pharmanveres.
VLAVIANO: Já chega! (arranca todos os fios grisalhos) Chega de me fazer de palhaço! Amanhã eu vou colar na entrada da empresa e vou esperar essa tal de Maria Clara. Putz, já tá muito tarde pra pegar um ônibus num lugar esquisito desses. Melhor chamar um Uber pra mim.
NARRADOR: “UBER”: aplicativo que ganhou uma propaganda descarada nesse episódio.
O escritor deixa o prédio da indústria e vê que o carro particular chegou. Depois de alguns minutos, o veículo estaciona em frente ao karaokê.
VLAVIANO: Parou por quê?
MOTORISTA DE UBER: Problema no pneu. Me dá uns minutos e num instante e eu troco.
VLAVIANO: Que jeito, né?
(fundo musical: “À francesa (Extended club mix)”- parte instrumental)
Vlaviano observa Maria Clara, com cara de preocupada, deixando o imóvel no qual se localiza o karaokê.
VLAVIANO: É ela.

Estamos apresentando “Catch back”.
(fundo musical: “Linha de fogo (DJ Corello soul inside remix)”- “dance, dance, dance mania”)

NARRADOR: Você se considera uma pessoa feliz?
MATHEUS: Sei lá... Vejo muita gente da minha idade progredindo. Parece até que só eu fico pra trás, ao contrário de todo mundo.
THIAGO: Você não é todo mundo.
MATHEUS: Por que acha isso?
THIAGO: Eu não acho, é o que todos os pais dizem.
NARRADOR: Então, comece a se imaginar daqui a vinte anos.
TELESPECTADOR 2: Desde que minha namorada começou a ver esse programa, ela questiona as minhas atitudes. Não estou escrevendo pra elogiar, e sim pra criticar. Você deveria sair do ar.
DANILA: Se a sua namorada percebeu que você é um boy lixo...
(fundo musical: “Que queres tu de mim?”- “que culpa tenho eu?”)
NARRADOR: Pela primeira vez na televisão, “Duas décadas”. Amanhã, onze e quinze da noite, na “Tela de insucessos”.

Voltamos a apresentar “Catch back”.
(fundo musical: “Linha de fogo (DJ Corello soul inside remix)”- “dance, dance, dance mania”)

MARIA CLARA: Onde é que esse homem se meteu, minha gente? Fiquei lá dentro abandonada, feito uma cruzeta velha no guarda-roupa.
NARRADOR: “CRUZETA”: cabide.
VLAVIANO: Moço, toma. Pode ficar com o troco.
MOTORISTA DE UBER: Espera aí, pra trocar o pneu é coisa rápida.
VLAVIANO: Mas é uma emergência, eu tenho que ir embora. (Vlaviano corre para falar com a empresária) Espera.
MARIA CLARA: Quem é você?
VLAVIANO: Faz dias que eu tô tentando te encontrar.
MARIA CLARA: Desculpa, eu não tô me lembrando de você. A gente se conhece de onde?
VLAVIANO: Não nos conhecemos, mas eu tenho muito a ver com você, com os seus negócios.
MARIA CLARA: Como assim?
VLAVIANO: Fui uma das cobaias do Semancol. E fiquei até agora esperando por você na empresa.
MARIA CLARA: Minha secretária ficou lá e não te disse que eu não voltaria mais hoje?
VLAVIANO: Sua secretária tomou Doril e sumiu. Muito conveniente pras duas, não acha?
Olha só, eu não tive culpa do que está acontecendo, e tenho certeza de que o Semancol não causa esses efeitos que as pessoas alegam.
VLAVIANO: Acontece que eu passei a ter alucinações com um adolescente em todos os lugares, ao meu lado, depois que tomei a primeira dose do remédio.
MARIA CLARA: Que história é essa, rapaz? Não existe mais de uma dose, uma é o suficiente.
VLAVIANO: Não foi nisso que sua secretária me fez acreditar.
MARIA CLARA: Escuta aqui, você tá completamente...
O celular de Maria Clara recebe uma mensagem.
MARIA CLARA: Espera aí. Ué, de quem é esse número? “Estamos mantendo Ivan Lemgruber de refém. Caso queira que a gente devolva seu namorado com vida, apareça daqui à meia hora no quarto 301 do Hotel Manauara Palace para discutirmos o resgate. P. S.: se esse celular ou essa mensagem cair nas mãos da polícia, o geógrafo terá que renovar o passaporte e viajará para Terra dos Pés Juntos. Ass.: Meliante Anônimo”. Ivan!
VLAVIANO: Caramba, e agora?
MARIA CLARA: Eu não posso dizer o que eu vou fazer, o bandido me pediu sigilo absoluto...
VLAVIANO: Tá louca, Maria Clara? Você leu a mensagem em voz alta, até o pessoal da Ilha de Marajó, em Belém, tá sabendo desse rapto.
MARIA CLARA: Tem razão. Eu vou pra casa tirar todo o dinheiro que eu tenho no cofre.
VLAVIANO: Não. Você tem que ir pro local indicado. Ninguém sabe quanto vão pedir pelo resgate do teu namorado, vai que a quantia do cofre não é suficiente?
MARIA CLARA: Ivan não é meu namorado, ele é... Sei lá o que ele é de mim.
VLAVIANO: Um catch back seu?
MARIA CLARA: É, podemos dizer que sim.  Me deixa ir agora.
VLAVIANO: Espera, eu vou com você.
MARIA CLARA: Não, podem pensar que você é da polícia.
VLAVIANO: Tá maluca se acha que vai negociar com sequestrador sozinha. Tem um motorista de Uber trocando o pneu do carro, a gente vai nele.
MARIA CLARA: Tudo bem. Mas eu tô de carro, a gente vai junto.
VLAVIANO: Ótimo, já me economiza o dinheiro que eu não tenho. Vamos.

CENA 4

Ivan abre os olhos, estando deitado sobre a cama de um hotel. Logo, fica assustado ao ver Paloma ao seu lado, dormindo e tão enrolada nos lençóis como ele.
IVAN: Mas o que é que... (leva a mão à cabeça, ainda tonto) Como é que eu vim pra cá, ainda mais com... Paloma? Paloma, acorda!
PALOMA: (com voz suave) Oi, Ivan. Que bom acordar e te ver.
IVAN: Quer me explicar o que tá acontecendo aqui?
PALOMA: Hum, nada. Já aconteceu. Ontem à noite. E foi muito lindo (coloca uma das mãos sobre o rosto do geógrafo)...
IVAN: Paloma... Isso é um pesadelo, não é? Fala que esse lugar, nós dois juntos, essa situação toda... Que é tudo mentira! Fala, Paloma!
PALOMA: Não acredito... Não acredito que você bebeu tanto a ponto de esquecer a noite maravilhosa que tivemos.
IVAN: Quer dizer que a gente...
PALOMA: Ivan, fique de bubuia, meu lindo. Eu entendo que você se sinta um pouco desnorteado... Aliás, nem deveria usar esse adjetivo no Amazonas. Mas uma amnésia alcoólica, depois de horas de prazer, eu não admito.
NARRADOR: “DE BUBUIA”: tranquilo, relaxado;
IVAN: Como foi que você me trouxe pra cá?
PALOMA: Você não lembra, meu amor?
IVAN: (grita) Para! Para com esse sapateado de catita; não basta a minha cabeça estourando de dor, não?
NARRADOR: “SAPATEADO DE CATITA”: conhecido também como “dança de rato”, é protelar algo ou enganar alguém;
PALOMA: Tudo bem, não precisa ficar nervoso. Na verdade, eu não te trouxe aqui. Foi você quem quis vir pra cá.
IVAN: Como é a história?
PALOMA: Não tá reconhecendo esse lugar? A sua casa tá em reforma, daí você se hospedou aqui logo que voltou de La Toba.
IVAN: Eu não trouxe ninguém até aqui, Paloma. Muito menos você.
PALOMA: Aham... Você não consegue nem sair da cama, mas afirma que não me levou até ela... Palhaçada, Ivan!
IVAN: A última coisa que eu me lembro de ter vivido foi o karaokê, onde eu fui com a Maria Clara.
PALOMA: E depois disso? Mais nada?
IVAN: Eu... Eu bebi... Eu bebi uma caipirosca, foi até você que me recomendou... No bar do karaokê.
PALOMA: E ficou até reticente, porque disse que Dry Martini era a melhor das pedidas. Também lembra essa parte?
IVAN: OK... Eu bebi, perdi o controle, vim pra cá e apaguei. Já entendi isso. E essas roupas jogadas pelo chão, nós dois vestindo só esses lençóis? O que é que significa isso?
PALOMA: Como diria Ronnie Von: “significa”.
(fundo musical: “Perigo (Dallass remix)”- “e ela gosta de tapas na cama”)
PALOMA: Você consumiu umas taças a mais, disse que estava cansado daquele ambiente, daquela manauara dos infernos e me convidou pra vir até aqui. Falou até que tinha coisa melhor no hotel. Fiquei curiosa e vim bebericar mais um bocadinho, mas você... Que apetite, Ivan! Com certeza, vai ser o telespectador número um da transmissão das olimpíadas desse ano, porque promoveu uma verdadeira maratona sexual nesse quarto.
IVAN: Não pode ser... Eu não posso ter feito isso que você tá me contando... Com a Maria Clara, eu não posso!
PALOMA: Olha, Ivan, em outros tempos, se eu te ouvisse pronunciar o nome dessa mulher, teria pedido pra você esquecê-la. Mas a noite passada serviu pra me provar que isso você já fez por conta própria. Sabe-se lá o que foi que aquela pilantra disse pra te irritar tanto a ponto de beber tanto, mas valeu a pena.
IVAN: Não fala desse jeito da Maria Clara! Nem você nem ninguém tem o direito de faltar com o respeito a ela.
PALOMA: E quem é você pra exigir respeito a essa mulher? O homem que traiu seus próprios sentimentos em favor de uma mulher irrecusável quanto eu?
IVAN: Paloma, eu não sei como foi que você fez isso, mas... Só pode ser uma tramoia sua. É isso. Sim, porque sóbrio eu não me atreveria a fazer tudo que você tá me falando...
PALOMA: Me respeita! Se você quiser, pode averiguar as câmeras de segurança do hotel. Elas vão mostrar que eu cheguei aqui tão bêbada quanto você. Tanto que um carro de aplicativo nos trouxe pra cá.
IVAN: Como é que eu tive coragem de ser tão canalha? Eu nunca bebi pra ficar desse jeito, sem me lembrar de nada. Foi você que me ofereceu a taça?
PALOMA: A garçonete ofereceu, como todos os serviçais que se prestam a isso. Sente... (Paloma abre a boca para que Ivan sinta seu hálito). Acha que eu, bêbada, ia inventar tudo isso, e pra quê?
IVAN: Você nunca escondeu que sempre me quis.
PALOMA: Ivan, sua desconfiança tá me ofendendo.
IVAN: Desculpa. Paloma. Desculpa; eu não quero machucar você de forma alguma, mas eu não consigo lembrar o que houve comigo.
PALOMA: Eu achava que te conhecia, Ivan. Mas o álcool transforma você em outro homem.

CENA 5

Maria Clara chega com Vlaviano ao quarto em que Ivan está hospedado.
MARIA CLARA: 301... É esse mesmo.
VLAVIANO: Você não acha que é melhor chamar a polícia? O tal de Ivan tá correndo perigo, se a gente entrar vai se arriscar também.
MARIA CLARA: Eu não pedi pra você me acompanhar até aqui.
VLAVIANO: Tem razão, vim porque quis. Eu tenho uma coisa muito importante pra falar.
MARIA CLARA: Mas não vai! Não vai! Você não tá vendo que eu tô desesperada?
VLAVIANO: Sim, mas infelizmente eu acho que meu problema é pior.
MARIA CLARA: Do que um sequestro? Se os raptores do Ivan acham que eu vim com um policial pro esconderijo deles, podem até... Eu não quero nem pensar.
VLAVIANO: Toca logo essa campainha, vai. Eu vou te esperar aqui fora. Mas nem pense em sair desse hotel sem falar comigo.
MARIA CLARA: (toca a campainha) O que é tão importante pra você me seguir da empresa até aqui?
VLAVIANO: É sobre ela mesma que eu queria falar. Acontece que eu fui uma das cobaias do seu novo medicamento, o Semancol.
MARIA CLARA: Ah, não. Não vai me dizer que você também quer me processar por algo que não tem nada a ver comigo?
VLAVIANO: Maria Clara, você tá errada. O que eu tenho pra te contar é que eu tive umas...
Paloma abre a porta do quarto, ainda seminua.
MARIA CLARA: Paloma? O que você tá fazendo no cativeiro do Ivan?
PALOMA: Cativeiro? É assim que você chama o nosso ninho de amor?
(fundo musical: “Puro êxtase (Sax in the house version)”)
Maria Clara e Vlaviano olham para o rosto de Ivan, apavorado com a presença da empresária. É o rosto do geógrafo que faz o capítulo terminar com um congelamento.

(CRÉDITOS FINAIS)

(fundo musical: “Dias melhores (KVSH & Flow remix)- “vivemos esperando/ o dia em que seremos para sempre”)

(VINHETA DA JOGA FORA NO LIXO PRODUÇÕES)

CHAMADA

(fundo musical: “Dias e noites”- “viver algo novo/ tocar no seu rosto/ viver”)
NARRADOR: Próxima quinta- Ivan não vai ser o único a acreditar nessa noite de amor que jamais existiu.
IVAN: Você não pode colocar em dúvida o que eu sinto por você, não tem esse direito.
MARIA CLARA: Não tenho direito de quê? De questionar? Ou de constatar que você é um sem-vergonha?
NARRADOR: E Vlad vai receber uma proposta inusitada.
LETÍCIA: E aí, curumim? Quer namorar comigo?
VLAD: Oi?
NARRADOR: Próxima quinta- “Catch back”.

23/01/2020

CATCH BACK/ EPISÓDIO 4


CENA 1

VLAVIANO: Por que é que o Vlad roubou a minha carteira? O que é que esse garoto quer de mim? Eu não me lembro dele ter entrado no meu quarto e pego essa carteira... Alguém tá tentando me prejudicar e mandou esse moleque pra me tirar do eixo. Mas o que eu devo ter feito pra que...
O desempregado tem uma recordação acerca do que viu na TV.
APRESENTADOR: Depois do intervalo: supostas vítimas de intoxicação na sede da empresa farmacêutica Pharmanveres prestam queixa à polícia civil.
VLAVIANO: Maria Clara Anveres? Será que essa mulher é a resposta pra esse mistério envolvendo o tal de Vlad? Eu vou tirar essa história a limpo com a dona da Pharmanveres. Alguma explicação ela vai ter que me dar.
Encerrada a lembrança, o personagem ainda é vsito na rua com a carteira.
VLAVIANO: Se as vítimas têm alucinações como disse a reportagem, então esse garoto é fruto da minha imaginação. E essa carteira só pode ter sido eu quem pegou, ninguém mais tem acesso ao meu apartamento. Vou falar com essa Maria Clara agora mesmo.
Nick deixa o prédio para almoçar.
NICK: Nem pense que vai encontrar a Srta. Anveres por aqui.
VLAVIANO: Aqui é o trabalho dela, não é?
NICK: Trabalho? Só se for meu, porque da Maria Clara isso aqui é um playground. Mas ela foi a uma reunião de negócios e não tem previsão que ela volte hoje. Você é fornecedor?
VLAVIANO: Volto depois.
(fundo musical: “À francesa (Extended club mix)”- “se eu te peço pra ficar ou não/ meu amor, eu lhe juro”)
NICK: Tomara que seja. Pelo menos vai ser mais um prejuízo pra conta da indestrutível de Taubaté.

(ABERTURA)

CENA 2

(fundo musical: “Adrenalizou (Gabe Pereira remix)”- “montanha-russa, paraquedas/ salto na atmosfera/ só assim pra te sentir chegar”)
O celular de Maria Clara toca enquanto ela está trabalhando na empresa.
MARIA CLARA: Alô?
IVAN: Tá podendo falar?
MARIA CLARA: Tô sempre ocupada, quem é?
IVAN: Como “quem é?”? Sou eu, Clara.
MARIA CLARA: Ivan... Me surpreende muito que você tenha me ligado. O que aconteceu?
IVAN: Eu não seria Ivan Lemgruber se desistisse tão fácil de você. Liguei pra te fazer um convite.
MARIA CLARA: Já estivemos juntos no Amazing, meu querido. Sair não é uma boa ideia. Ainda mais pros seus planos.
IVAN: E quais seriam os meus planos?
MARIA CLARA: Me convencer a te namorar.
IVAN: Não, namorar é uma palavra muito forte. Digamos que nós temos uma espécie de catch back há uma década.
NARRADOR: “CATCH BACK”: escrito erroneamente na web como “ketchback”, é um relacionamento sem rótulo.
MARIA CLARA: Aham. E a próxima fase é transformar esse rolo em namoro...
IVAN: Não, é te fazer a mulher da minha vida. Quer dizer, colocar isso na sua cabeça, porque esse posto você já assumiu há muito tempo.
MARIA CLARA: Foi bom você ter ligado, Ivan. Eu quero que você me desculpe pela forma como eu me portei no restaurante.
IVAN: Digamos que o meu perdão é condicional. Vai ser concedido se você topar ir ao karaokê comigo.
MARIA CLARA: Nossa! Sabe há quanto tempo eu não escuto essa palavra?
IVAN: Lembra como a gente se divertia, no começo da faculdade, indo pra aquele point que fica duas quadras atrás da universidade?
MARIA CLARA: Quer que eu esqueça?
IVAN: De jeito nenhum.
MARIA CLARA: Ivan, o que foi que te deu pra ter essa ideia assim, tão repentinamente?
IVAN: Confesso que não foi minha. Mas acho importante executá-la.
MARIA CLARA: Às nove, está bom pra você?
IVAN: Perfeito.
MARIA CLARA: A gente se vê lá, então.
IVAN: Um beijo.
MARIA CLARA: Outro pra você. E obrigada pelo convite.
Nick entra na sala de sua patroa com uma prancheta.
NICK: Que carinha é essa, Maria Clara?
MARIA CLARA: De felicidade, eu sei que não é, porque estou mais tensa que a Praça dos Três Poderes, em Brasília. Mas é de alívio.
NICK: Alguma novidade a respeito do escândalo?
MARIA CLARA: Não. Ivan me convidou pra ir hoje ao karaokê que a gente frequentava no início da graduação.
NICK: Dá pra entender agora. Olha, você sabe que eu não sou de me meter na sua vida pessoal, mas...
MARIA CLARA: Que é isso, Nick? Nós somos amigas desde sempre. Não é porque você é minha subordinada que eu deixo de levar em consideração o que você me diz.
NICK: No meio desse caos que tá a sua vida, essa volta do Ivan é benéfica.
MARIA CLARA: Tá querendo dizer o quê com isso?
NICK: Dá uma oportunidade. Vive essa paixão da maneira mais intensa que você puder.
MARIA CLARA: Pena que esse sentimento não resolva as turbulências da minha vida profissional, não é?
NICK: Não se pode ter tudo, Maria Clara.
MARIA CLARA: O problema está aí. Eu quero tudo.

CENA 3

(fundo musical: “Perigo (Dallass remix)”- “E ela me bota em perigo, eu amo adrenalina/ o bonde, ela mal sabia que eu era da vida”)
Enquanto a canção toca, Paloma ouve o que lhe contam ao celular, aparentando incredulidade.
PALOMA: Que mentira é essa que tu tás me contando? Repete! Você me ligou pra contar que... A Maria Clara recebeu um convite do Ivan pra ir ao karaokê? O homem não me quer, mas usa a minha ideia com outra? Deixe estar. O encontro deles, se depender de mim, vai durar menos do que o cruzeiro real! Que é que eu vou fazer? Uma intervenção, é claro. Só que os detalhes eu não vou te contar. Não, nem adianta reclamar. De qualquer jeito, você vai acabar sabendo mesmo. A cara de insatisfação da manauara dos infernos vai ficar estampada cada vez que ela andar pelos corredores da empresa.

Estamos apresentando “Catch back”.
(fundo musical: “Linha de fogo (DJ Corello soul inside remix)”- “dance, dance, dance mania”)

NARRADOR: Misteriosa, perigosa, criminosa, gostosa... Não existe adjetivo que possa definir essa mulher.
CAROLINE: Psicopata, sociopata, doida, escalafobética... A ciência não conseguiu me definir ainda. E o pior é que eu gosto. Agora, sai do volante e deixa que eu dirijo.
LUIZ CARLOS: E eu posso saber aonde você vai me levar?
CAROLINE: À loucura!
(fundo musical: “Riscos do amor”- “a gata agora alisa, arranha o sofá, afia as unhas pra atacar”)
CAROLINE: Quer ir?
NARRADOR: Mas basta que ela se sinta traída para conhecermos a sua verdadeira face.
THAÍS: Abaixa isso, Caroline.
CAROLINE: Me dá um bom motivo.
THAÍS: Nós somos praticamente amigas de infância, esqueceu?
CAROLINE: Eu te pedi um bom motivo.
NARRADOR: “Gata fatal”. Neste sábado, depois de “A madrugada é uma criança de colo”, no “Cine bane o privé”.
MARY: Aguarde por notícias minhas, Caroline! Porque eu não vou ter piedade!
CAROLINE: Quem tem Piedade é Jaboatão! Tirem essa louca daqui!

Voltamos a apresentar “Catch back”.
(fundo musical: “Linha de fogo (DJ Corello soul inside remix)”- “dance, dance, dance mania”)

CENA 4

(fundo musical: “Tempo perdido (Anicio, Danne, Vipp Code remix)”- “e o que foi escondido ninguém escondeu/ e o que foi prometido ninguém prometeu”)
Ivan e Maria Clara já estão na mesa que fica próxima ao palco onde cantarão os participantes do karaokê.
IVAN: Fiquei com receio de que você não viesse.
MARIA CLARA: Mas você tem de concordar comigo, é um convite inusitado.
IVAN: Uma volta ao passado.
MARIA CLARA: Tem razão. Já decidiu o que vai cantar?
IVAN: A mesma pessoa que eu canto há dez anos: você.
(fundo musical: “Se a gente pode sonhar (Zerky remix)”- parte instrumental)
MARIA CLARA: Ainda bem que o jogo de luzes impede que você veja o quanto eu fiquei vermelha.
IVAN: Esquece. Eu ainda tô em dúvida sobre a minha música. Escolheu a sua?
MARIA CLARA: Obviamente, uma com a minha cara: “Fama”, da Beth Lamas. Não vejo a hora de cantar “money no bolso é tudo o que eu quero; money no bolso, saúde e sucesso”.
IVAN: Eu te trouxe aqui pra ver se você distraía a cabeça, esquecia um pouco os negócios... E tu vais cantar isso?
MARIA CLARA: Mais uma reprimenda contra mim e eu decido capar o gato, Ivan.
NARRADOR: “CAPAR O GATO”: ir embora;
IVAN: Não tá mais aqui quem falou.
O apresentador do local sobe ao palco, recebendo aplausos da plateia.
APRESENTADOR DO KARAOKÊ: Sejam muito bem-vindos ao nosso Kara-Karamba-Kara-Karaokê. E essa noite promete: vinte competidores em busca do nosso prêmio de trinta mil reais. Quem será que vai levar essa bolada pra casa?
MARIA CLARA: (pensa) Espero que seja eu, pra pagar os honorários dos meus advogados.
APRESENTADOR DO KARAOKÊ: E a nossa primeira participante é uma convidada ilustre, famosa no meio das celebridades e odiada na mesma intensidade. Com vocês, a apresentadora do “Chicoteando”, Paloma Oliveira.
Paloma recebe as palmas do público enquanto Maria Clara e Ivan ficam espantados com a presença da jornalista.
IVAN: O que é que a Paloma veio fazer aqui?
MARIA CLARA: Me instigar a ir pra casa mais cedo.
O instrumental da canção “Deixa viver” começa a ser executado. Paloma interpreta a canção diante de todos.
PALOMA: “Além desse deserto em frente à praia/ O fogo na floresta em frente a mim/ O sol ficou vermelho, amor; não saia/ Não saia; meu amor/ (ao perceber a afinidade entre o geógrafo e a empresária, aponta uma navalha para ambos enquanto sua voz adota um tom agressivo) No céu apareceu UMA NAVALHA”!

CENA 5

Sozinha no escritório de Maria Clara, Nick anota alguns recados para a patroa numa agenda.
NICK: Amanhã: coletiva de imprensa para esclarecimentos a respeito do Semancol, no saguão do Hotel... (ouve alguns zumbidos) Ah, que saco! Quando é que a Maria Clara vai chamar a dedetização, hein? Se bem que, do jeito que a empresa anda, ela vai ser largada às traças (tira da gaveta uma raquete elétrica).
Vlaviano entra na sede da Pharmaveres, um tanto abalado.
VLAVIANO: Cadê a Maria Clara Anveres?
NICK: Opa, calma aí, meu amigo! Cadê os seguranças que não te barraram?
VLAVIANO: Disse que eles seriam demitidos amanhã e foram procurar emprego. O desespero deste país já está lhes deixando de prontidão.
NICK: O que você quer?
VLAVIANO: Já falei: quero ver a Maria Clara agora.
NICK: Ela não está, foi ao karaokê com o pretendente.
VLAVIANO: Que maravilha... O mundo acabando e ela gastando a goela com homem!
NICK: Eu não me apresentei mais cedo, mas talvez eu possa te ajudar. Sou a secretária dela.
VLAVIANO: Então, me diz onde é que fica esse karaokê, porque eu vou até lá pra falar com essa mulher.
NICK: Posso saber quem é você, afinal?
VLAVIANO: Vlaviano Barroso, uma das cobaias do experimento que a Pharmanveres fez. E vim pra dizer na cara dessa fulana que minha vida virou um inferno depois que eu vim aqui.
NICK: Olha só, eu não tenho que dar satisfações da vida pessoal da minha chefe. E depois...
Vlaviano toma a raquete das mãos de Nick e lhe ameaça.
VLAVIANO: E depois, se não quiser que eu ataque você em vez desse bando de carapanã, você vai ligar pra Maria Clara agora e obrigar essa mulher a vir pra cá, se não quiser que eu chame a polícia!
NARRADOR: “CARAPANÔ: mosquito ou pernilongo.
NICK: Quem vai chamar a polícia sou eu, se você não capar o gato daqui!
VLAVIANO: Vocês fazem da minha vida um inferno e quem vai preso sou eu? A minha vida começou a desandar desde que eu coloquei meus pés aqui pra receber as doses do remédio que ela fez. Imagina se eu tivesse tomado as duas doses!
(fundo musical: “Meu bem (Gabe Pereira remix)”- parte instrumental)
NICK: Quer dizer que...
VLAVIANO: Uou! Não tá lembrando quem sou eu, não? A Maria Clara obrigou você a receber as cobaias no laboratório pra pagar o cachê e aplicar as doses de Semancol. Só que você disse que todo mundo tinha que tomar duas injeções.
NICK: E você tomou, não tomou?
VLAVIANO: Não. Eu fugi. Só tomei a primeira dose que você aplicou. Agora me explica: se eu fui embora antes dos outros, logo que você me deu o cachê pelo experimento, não era pra que eu tivesse nenhuma alucinação. Por que eu tenho, então? Me fala!
(fundo musical: “Puro êxtase (Sax in the house version)”)
A cena congela com Nick apavorada diante de Vlaviano.

(CRÉDITOS FINAIS)

(fundo musical: “Dias melhores (KVSH & Flow remix)- “melhores na dor/ melhores em tudo”)

(VINHETA DA JOGA FORA NO LIXO PRODUÇÕES)

CHAMADA

(fundo musical: “Dias e noites”- “viver algo novo/ tocar no seu rosto/ viver”)
NARRADOR: Próxima quinta- Paloma está disposta a acabar com a noite de Maria Clara e Ivan.
IVAN: Chibata essa bebida, hein? É feita de quê?
PALOMA: A única coisa que eu sei é o que dá pra fazer depois que a gente a bebe. Talvez a dança do acasalamento ao som de “Fêmea”, do Fábio Jr.
NARRADOR: Agora o geógrafo pode ficar mais próximo da jornalista do que ele realmente gostaria.
IVAN: OK... Eu bebi, perdi o controle, vim pra cá e apaguei. Já entendi isso. E essas roupas jogadas pelo chão, nós dois vestindo só esses lençóis? O que é que significa isso?
PALOMA: Como diria Ronnie Von: “significa”.
NARRADOR: Próxima quinta- “Catch back”.