(fundo musical: “O amor é assim”- introdução)
O celular de Guto começa a tocar, trata-se de uma videochamada. O professor atende, pondo o aparelho numa banca que está próxima. A pessoa que realiza a ligação é Nicolas, filho de Guto.
Obs.: não se vê o rosto de Nicolas, apenas se ouve a voz do adolescente.
NICOLAS: A bênção, Pai.
GUTO: Deus te abençoe, filho.
NICOLAS: São oito e vinte e cinco da noite.
GUTO: Eu sei. Às onze horas eu volto pra casa.
NICOLAS: Tá bom, Pai. Um beijo.
GUTO: Outro pra você.
CENA 4 (sala 01)
Quando Guto entra na sala 01, encontra Renata e Danilo sentados de frente à mesa da sala. Renata está claramente irritada e Danilo está de cabeça baixa, sem olhar para a mãe ou para o professor.
(fundo musical: “Onde quero estar” – “se fosse fácil falar”)
Obs.: a câmera passa pelo rosto de Murilo, que está com um semblante triste.
GUTO: Boa noite. (ele percebe que Renata nada responde) Como é que eu posso ajudar vocês?
RENATA: (abre a bolsa e mostra o celular) Meu filho foi atacado na internet. Você leu os comentários?
GUTO: Infelizmente, sim. Nós já identificamos o aluno que ofendeu o Murilo.
RENATA: Quem ele é?
Júlia bate na porta e a abre.
JÚLIA: O Vinícius está aqui.
(fundo musical: “Vai” – introdução em velocidade reduzida)
Guto balança a cabeça afirmativamente e Vinícius entra com a coordenadora, deixando a porta aberta. O professor olha para o aluno problemático.
GUTO: Pode sentar, Vinícius.
Vinícius volta o seu olhar para Danilo com profundo desprezo. Em seguida, encara o professor, que fica mais enérgico – puxa uma cadeira e a coloca ao lado de Renata.
GUTO: Senta.
O aluno aceita, a contragosto.
GUTO: (pega o celular de Renata e mostra a Vinícius) Foi você que escreveu isso?
Vinícius apenas balança a cabeça de forma afirmativa, e Renata vira o rosto em direção contrária, indignada.
GUTO: (suspira) Entende o que você fez?
VINÍCIUS: Tô ligado, quem não se liga é esse retardado!
RENATA: (levanta-se da cadeira e arregaça as mangas do casaco de Murilo, revelando os pulsos arranhados do seu filho) Você acha que ele não entende?
TOM: (sentado ao fundo da sala) Em 2023, mais de 40% dos brasileiros declararam ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística já ter sofrido bullying na escola.
JÚLIA: O que te incomoda tanto nele? O fato de o Murilo ser autista?
VINÍCIUS: Não sei, ele é diferente. Viu que nem pra cara da gente ele olha?
Murilo vê algumas canetas espalhadas sobre a mesa e começa a organizá-las, colocando-as juntas e ordenando-as pelas cores – primeiro as vermelhas, depois as azuis e por fim as pretas.
JÚLIA: Murilo, quando foi que você se machucou?
O filho de Renata nada responde.
GUTO: Espera um pouco... (aproxima-se de Murilo) Essas marcas... Você fez quando leu os comentários?
Murilo começa a balançar-se lentamente sobre a cadeira, e responde à pergunta de Guto.
TOM: (na mesma posição de sua última fala) Algumas das características que uma pessoa autista tem são: a ausência de contato visual, o corpo que se mexe pra frente e pra trás, não responder quando falam o seu nome e organizar objetos. Mas o principal é a dificuldade em interagir com as pessoas.
Murilo olha pra cima e contempla o ventilador da sala girando, fixando sua atenção no eletrodoméstico.
RENATA: Qual é a providência que vocês vão tomar?
VINÍCIUS: Vocês querem o quê?
GUTO: Não sou eu que vai resolver esse problema.
RENATA: Então quem? Ela?
JÚLIA: A polícia.
VÍNICIUS: Brincadeira, né?
GUTO: Os outros alunos, que você incentivou no Instagram pra maltratar o Murilo, acham a mesma coisa. Mas não é.
JÚLIA: A pena desse crime é de um a três anos de prisão.
GUTO: E multa.
VINÍCIUS: Tempo perdido. Eu já deletei o comentário.
JÚLIA: Já mandamos pra polícia antes de você apagar o que disse.
VINÍCIUS: (após alguns segundos em silêncio) Hum, não vai dar em nada.
GUTO: Talvez não dê mesmo. Mas um pedido de desculpas você deve pra ele.
VINÍCIUS: Pra quê? Eu posso ser preso, (olha pra Murilo novamente) isso não vai curar ninguém...
RENATA: Meu filho não é doente, pra ser curado!
JÚLIA: Calma, Renata...
RENATA: E ele vai ficar melhor longe de gente igual a você!
Vinícius fica claramente irritado e sai da sala, batendo a porta.
RENATA: Vocês vão testemunhar contra ele?
JÚLIA: Claro, é o nosso papel.
Guto senta-se em frente a Murilo, olhando para o estudante.
GUTO: Posso contar um segredo? Um dia eu fui igual ao Vinícius.
RENATA: Você? O que foi que mudou?
GUTO: Apareceu alguém que me ensinou a me colocar no lugar do outro.
Murilo aperta a mão do professor, abrindo um discreto riso.
MURILO: Obrigado.
CENA 5 (ponto de ônibus)
(fundo musical: “Às vezes” – introdução)
Guto está no ponto de ônibus e, um pouco afastado dele, está Tom. Novamente ele volta a olhar para a câmera, trazendo informações sobre um dos temas abordados no filme.
TOM: Em Pernambuco, a Lei 13.995 fala sobre a inclusão da discussão e do combate contra o bullying nas escolas. E um dos objetivos é fazer com que a vítima recupere sua autoestima e consiga conviver de maneira tranquila.
Tom aproxima-se de Guto, que olha para trás e sorri.
GUTO: Oi, Tom (aperta a mão do narrador).
TOM: Tudo bem, Guto? Como está Nicolas?
GUTO: Ele está bem, ligou pra mim às oito e vinte e cinco da noite.
TOM: Sempre telefona nesse horário.
GUTO: Sim, é da natureza dele.
Tom avista um coletivo prestes a parar no ponto em que ele está com o professor.
TOM: Teu ônibus está vindo.
GUTO: É mesmo. (bota rapidamente a mão sobre o ombro de Tom) Muito bom te ver de novo.
TOM: Se cuida.
(fundo musical: “A vida toda” – “ali eu soube que era amor pra vida toda, que era contigo a minha vida toda, que era um amor para a vida toda”)
Guto retira da camisa um cordão que carrega o seu cartão eletrônico de passagens. À medida que o professor se aproxima do ônibus, a exibição da cena ocorre em rotação lenta. E a câmera chega perto do cordão, revelando que nele está escrito “pai de autista”.
CRÉDITOS FINAIS (imagens da escola)
(fundo musical: “Melhor de mim” – “também eu estou à espera de luz, deixo-me aqui onde a sombra seduz. Também eu estou à espera de mim. Algo me diz que a tormenta passará. É preciso perder pra depois se ganhar e, mesmo sem ver, acreditar. É a vida, que segue e não espera pela gente. Cada passo que demos em frente, caminhando sem medo de errar... Creio que a noite sempre se tornará dia, e o brilho que o sol irradia há de sempre me iluminar. Sei que o melhor de mim está pra chegar, sei que o melhor está por chegar, sei que o melhor de mim está pra chegar”)
Idealizado, dirigido e representado por
CELIA BISPO
“Renata”
DANILO ALVES
“Murilo”
FERNANDA SANTOS
“Júlia”
JOSINALDA FÉLIX
“Laís”
PEDRO LEMOS
“Tom”
RAFAEL PATRÍCIO
“Guto”
e THIAGO BARROS
“Vinícius”
Professor
FABIO HENRIQUE MOTA
Intérprete
LUIZ HENRIQUE COSME
Músicas adicionais
“Loucos”
Composição de MATIAS DAMÁSIO
Interpretação de MATIAS DAMÁSIO e HÉBER MARQUES
“O amor é assim”
Composição de CARMINHO, FREDERICO MARTINHO e HÉBER MARQUES
Interpretação de HMB e CARMINHO
“Onde quero estar”
Composição de DANIEL ALMEIDA, IVO PINTO e PAULO SOUSA
Interpretação de PAULO SOUSA
“Vai”
Composição de ANTONIO MENDES FERREIRA, ERZDAN SAIDOV, FRADIQUE MENDES FERREIRA, NELSON ANIBAL SENADO e NELSON GILBERTO HELENO
Interpretação de CALEMA
“Às vezes”
Composição de FRANCISCO PEREIRA, MIGUEL COIMBRA e MIGUEL CRISTOVINHO
Interpretação de D. A. M. A
“A vida toda”
Composição e interpretação de CAROLINA DESLANDES
“Melhor de mim”
Composição de AC FIRMINO e TIAGO MACHADO
Interpretação de MARIZA
Fontes de pesquisa
Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Curitiba – PR (“TDAH é considerado uma deficiência intelectual?” (Rhúbia Ribeiro))
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Estado de Minas
Lei 13.146 (Estatuto da Pessoa Com Deficiência)
Lei 14.254, de 30 de novembro de 2021 (Lei de acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem)
Ministério da Saúde – Portaria Conjunta Sobre Comportamento Agressivo no Transtorno do Espectro do Autismo
Agradecimento especial
GERALDA REIS
Esta é uma obra independente de ficção, realizada para a Semana Estadual da Pessoa Com Deficiência, ocorrida entre os dias 21 e 28 de agosto de 2024. Qualquer semelhança com fatos, nomes ou pessoas reais terá sido mera coincidência.
© 2024 Governo de Pernambuco/ Gerência Regional de Educação Recife – Sul/ Escola de Referência em Ensino Médio Amaury de Medeiros
Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco
https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=912&tipo=TEXTOATUALIZADO
Lei 14.254, de 30 de novembro de 2021
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.254-de-30-de-novembro-de-2021-363377461
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Curitiba – PR
“TDAH é considerado uma deficiência intelectual?” (Rhúbia Ribeiro)
https://apaecuritiba.org.br/tdah-e-uma-deficiencia-intelectual/
Lei 13.146 (Estatuto da Pessoa Com Deficiência)
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
Câmara Legislativa do Distrito Federal
https://www.cl.df.gov.br/-/nova-lei-institui-campanha-de-esclarecimento-sobre-deficiencia-visual
Estado de Minas
https://www.em.com.br/app/noticia/saude-e-bem-viver/2023/04/08/interna_bem_viver,1478999/bullying-40-dos-estudantes-adolescentes-admitem-ter-sofrido-a-pratica.shtml
Ministério da Saúde – Portaria Conjunta Sobre Comportamento Agressivo no Transtorno do Espectro do Autismo
https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/resumidos/PCDT_Resumido_Autismo_final.pdf
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