12/03/2020

TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE... “CATCH BACK”

- Primeira história escrita por Thiago Barros (sob o pseudônimo Gabriel Arenas) a ser veiculada em formato de web série. As anteriores eram vistas como web novelas ou roteiros de curtas e médias-metragens de animação. Apesar disso, é possível perceber que, em determinados episódios, as cenas que os encerram deixam no ar os ganchos próprios de um folhetim;

- A ideia nasceu de um comentário feito por Rodrigo Douglas, num perfil de rede social administrado por Thiago, no dia do aniversário do autor. Ele alegou que imaginava o dia em que o criador da série apareceria na TV com alguma produção escrita por ele;

- Na sinopse original, a trama teria apenas dois personagens, equivalentes ao adolescente Vlad e ao adulto Vlaviano, sendo desenvolvida como um roteiro de curta-metragem. Esse detalhe foi alterado quando, ao ler algumas conversas virtuais, o autor se deu conta de que investiria novamente em personagens baseados em pessoas reais. Dessa forma, Clara Anveres foi adicionada ao roteiro em decorrência de sua graduação em farmácia, além de cursá-la no estado do Amazonas, e Alyne Rodrigues que, experiente como atriz, já tinha recebido uma promessa de personagem num roteiro vindouro. Com isso, percebeu-se que haveria várias histórias para serem contadas dentro da trama, o que não caberia num filme;

- Ainda sobre essa sinopse, o cenário principal da trama seria o Colégio Providencial, nome da mesma escola que o criador estudou durante toda a sua infância. Na série, a ambientação é necessária para contar o mistério que envolve Vlad e Vlaviano, cujo nome incomum é o mesmo de um aluno da instituição do mundo real. O tratamento da sinopse fez com que a empresa de Maria Clara, Pharmanveres, assumisse o posto de cenário principal;

- O primeiro título pensado para a série foi “Um homem pra chamar Dirceu” (uma referência ao verso “um homem pra chamar de seu”, pertencente à canção “Mesmo que seja eu” (Erasmo Carlos)), já que Vlaviano, originalmente, chamar-se-ia Dirceu. Depois, virou simplesmente “Providencial”. Mas o autor, ao procurar expressões usadas no Amazonas para colocar no texto, deparou-se com a gíria “catch back”, usando-a como nome oficial da série por definir a relação entre Ivan e Maria Clara, uma das protagonistas;

- Quando a série foi batizada com o seu primeiro título, “Mesmo que seja eu” seria a única canção executada na obra. Ao mudar para “Providencial”, o único tema seria trocado para “Dias e noites” (Veneza). Depois, cogitou-se a ideia de se produzir uma trilha instrumental a partir de momentos de beat box criados pelo autor. Ganhando o título de “Catch back”, pensou-se numa trilha totalmente remixada, descartando as opções anteriores – à exceção de “Dias e noites”, utilizada nas chamadas dos episódios;

- A abertura foi produzida por meio dos aplicativos Zoetropic Free (o mesmo responsável por dar movimento às imagens da vinheta da web novela “Valente Valença” – entre 2018 e 2019) e Prisma, e a faixa usada para o trabalho foi “Meu bem (Gabe Pereira remix)”. Contudo, a execução da faixa por mais de quatorze segundos (as imagens duravam um minuto aproximadamente) limitou o número de visualizações, em decorrência da política de direitos autorais. Com isso, “Melhor sorriso (João Conti & Luccas remix)” acabou empossada como o tema de abertura. Só que o áudio original do rap enfrentou o mesmo problema vivido pela faixa anteriormente pensada para a função, e a solução foi utilizar apenas o instrumental produzido exclusivamente para o remix. “Meu bem” continuou a ser tocada na série, mas para as cenas que envolviam Nick, quando esta personagem passou a ganhar mais destaque na história;

- Desde o início, era sabido que Clara Anveres ficaria responsável por dar vida à Maria Clara, enquanto Paloma seria interpretada por Alyne Rodrigues. E era certo que o psicólogo Douglas ficaria a cargo de Rodrigo Douglas (daí o nome do personagem). Porém, era necessário escalar quem faria os papeis de Ivan e de Nicolas, o secretário particular da empresária. Para resolver o problema, uma solução inusitada foi colocada em ação: a vinheta de abertura, sem os créditos, foi publicada numa rede social pertencente ao autor, e os que contemplassem o vídeo com uma interação de “curtida” seriam os responsáveis pelos personagens masculinos. Surpreendentemente, a única reação veio de Thayná Sandes e, com isso, o roteiro teve que ser reformulado para encaixar-lhe com atriz. Até então, “Catch back” estava com seus cinco primeiros capítulos totalmente escritos, quando Nicolas virou Nick, uma mulher. Ivan, personagem fundamental para a rivalidade entre a vilã e a protagonista feminina, passou a ser de Rodrigo. E o psicólogo passou a ser retratado sem rosto, mas sempre de costas, exibindo uma pequena trança – característica também da adolescência de seu intérprete original;

- O episódio 05 apresenta um erro de continuidade. Ivan, dopado por Nick, alega à Paloma conhecer a falsa garçonete de algum lugar. Só que os personagens, até então, nunca haviam se visto. E o geógrafo sequer sabia que ela era a secretária de Maria Clara;

- Todos os episódios apresentam promocionais de algum vídeo humorístico produzido pelo roteirista em anos anteriores. A única exceção ficou por conta de “Vamos marcar?”, cujo único trecho foi exibido no episódio final, e que é exclusivo da série;

- Tal qual “Valente Valença”, a exibição de “Catch back” foi simultânea em três plataformas: o roteiro dos episódios era liberado para o Blogger, enquanto o vídeo das cenas que compunham os capítulos ficava disponível primeiramente no Dailymotion e depois no YouTube. O texto foi escrito entre julho e outubro de 2019 e a produção dos episódios foi realizada nos dois últimos meses do mesmo ano, para que a série fosse conhecida a partir de janeiro de 2020. E, a exemplo da web novela, a trama só alcançou números satisfatórios no Blogger, sendo que dos dez episódios lançados no Dailymotion, oito não tiveram nenhuma visualização;

- O primeiro episódio teve 33 visualizações no blog, e acabou sendo este o recorde da série no site. No YouTube, o maior número foi de 8 views, repetido apenas no oitavo episódio. A menor audiência no Blogger foi de 8 acessos, alcançado no sétimo episódio, enquanto o mais baixo índice da série na plataforma de vídeos do Google foi 2, visto nos episódios 03, 04, 09 e 10. A média no Blogger foi de 22,1, ao passo que a produção teve 3,6 no YouTube – segundo dados obtidos em 12 de junho de 2021;

- Em 12 de março de 2020, uma semana após o fim da série, o Blogger disponibilizou este texto para revelar as curiosidades acerca da produção, enquanto no Dailymotion e no YouTube foram compilados e os erros da dublagem da trama.

https://www.dailymotion.com/video/x7r11q0

https://www.youtube.com/watch?v=c2cAREu_CyM

 

AUDIÊNCIA DETALHADA

Janeiro de 2020

33

25

26

11

24

23,8

Fevereiro de 2020

16

8

20

26

-

17,5

Março de 2020

25

-

-

-

-

25,0

Média final

22,1


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