24/11/2013

FURO DECISÃO 2- A FORMATURA/ SEQUÊNCIA DE CENAS 23

ESTAMOS CHEGANDO À RETA FINAL DESSA NARRATIVA. VOCÊ AINDA PODE FAZER A SUA DOAÇÃO, MAS DESTA VEZ, ESQUEÇA-SE DOS MACBOOKS PRO E DOS IPADS. SE VOCÊ TEM MAIS DE DEZOITO ANOS, ADQUIRA ATÉ A PRÓXIMA QUINTA A RIFA “MORRA DE PRAZER” POR TRÊS REAIS E CONCORRA A UMA VAGA NUMA SUÍTE-LUXO. PENSE BEM. LEMBRE-SE DE QUE DEVE SER MAIS CONFORTÁVEL DO QUE O “MACAXEIRA/ TANCREDO NEVES”. ALIÁS, QUALQUER LUGAR...

CENA 90

E falando em “Macaxeira/Tancredo Neves”, um de seus pontos mais disputados é o Centro de Filosofia e Ciências Humanas da universidade, o CFCH. De lá, Gabriella acorda cedo, ainda com bobes no cabelo, e apresenta mais um eletrizante (ou tedioso) episódio da “Casa dos Estudantes”.
-Essa rotina de acordar cedo e fazer coisas cansativas em todos os turnos é um porre!- eu que o diga- Muito bem. São seis da manhã e os confinados fazem uma fila em frente à praça do bairro da Várzea. A missão deles é cruzar esse novo corredor, que mais parece um estábulo e perde a acessibilidade. Quem fizer em menos tempo o difícil trajeto, ganha a coordenação da casa hoje. Vamos lá: Leonardo Manjericão primeiro, por ordem de sorteio.
Quatro minutos e trinta e oito segundos depois...
-Guilherme Capim Santo, sua vez.
Quatro minutos e trinta e nove segundos depois...
-Peraí, isso é sacanagem pro meu lado. Marmelada!
Calado! Só eu pra peitar esse personagem mesmo...
E os outros vão fazendo os mais variados tempos, sempre maiores que os de Manjericão e Capim Santo. Os dois se mantêm confortáveis por isso. Hora dos dois últimos candidatos.
-Pode vir, Thiago.
Com um alto-falante, Thiago tira todos os transeuntes que lhe atrapalham no caminho.
-Alguém aí quer comprar a rifa da W9?- todos somem- Sempre funciona, infelizmente!
Ele sai da praça da Várzea e faz o movimento de zigue-zague difícil para chegar ao CFCH.
-E por fim... Rubens.
Sua preparação física possibilita que ele não apele como Thiago: corre como um condenado e consegue fazer o mesmo tempo que o universitário. Pior do que o cavalo manco da Joelma, contudo, pula nas barras para não ziguezaguear. Enfim, trolou a todos que não tiveram essa ideia.
-Por três e cinquenta dois... Rubens é o novo coordenador.
O musculoso e baixo vilão olha logo para a cara de Matheus, prometendo vingança de maneira subliminarmente.
-Me lasquei. Só digo isso.
Certíssimo, Matheus. A coisa é por aí mesmo.

CENA 91

Tão certo ele está de que vai pra berlinda que enche a cozinha de embalagens vazias de açúcar e garrafas d’água. Tremendo, está tomando (mais) uma garapa.
-Meu irmão, deixe de seu drama. Só porque Rubens ganhou não quer dizer que você vai pra detenção- Manjericão tenta acalmar o adolescente.
-Tá na cara que eu vou. Briguei com ele na lavanderia, por causa da Danila. Ele vai ferrar com a minha vida, eu tenho certeza.
-Depende de com quem você for. Mas sabe que isso tudo poderia ter sido evitado se você não tivesse sido hipnotizado em João Pessoa pra se tornar um pegador de marca maior.
-Como é que eu saio do transe?
-Uma vez eu vi naquele programa de domingo, o “Reumático”, que pra sair de certos tipos de transe você precisa encontrar alguém que tenha o mesmo problema, só que num nível mais grave.
-Como assim?
-Encontra alguém que seja mais tarado que você. Só assim você se livra dessa obsessão pela Danila.
-Calma aí, não sou só eu. Ele também.
-Rubens é que nem aquela música do Forrozão Chacal: depois da meia-noite ele pega o que vier. Depois de um tempo, ele cansa.
-Agora onde é que eu vou arranjar alguém pior do que eu pra me tirar da hipnose dentro dessa casa?
Nem queira saber...

CENA 92

Acaba a votação dos confinados. Agora, é a vez de Rubens revelar o seu voto.
-E então, Rubens, quem você vai mandar pra detenção e por quê?
-Todo mundo deve ter visto em casa a briga que ele teve comigo nessa semana. Eu voto no Matheus porque não vou com a cara dele desde o primeiro dia.
-Ou foi desde quando você deu em cima da Danila?- rebate o apresentador adolescente do “Furo Decisão”.
-Por favor, não vamos apelar para a baixaria aqui. Já tá quase dando o comercial, e eu quero ir pra casa dormir. Briguem depois que a tela LCD se desligar, OK? Voltando aos votos, já temos um indicado: com seis depoimentos, quem vai enfrentar o Matheus na detenção de hoje é o Vitor.
-Como é que é a história?- o péssimo piadista se revolta- Quem foi que votou em mim e por quê?
-Por causa de suas piadas de humor negro. Nem o público de casa tá aguentando. E olha que hoje o Ibope tá baixo porque todo mundo foi fazer prova do Vestibular Seriado da UPE.
-Isso é o que dá participar desse programa lixo. Eu sou o melhor daqui. Melhor, não, porque senão eu ia ter que me comparar a esse bando de idiotas. Quer saber de uma coisa? Vai todo mundo se...
-Vamos agora aos nossos comerciais- Gabriella volta a falar quando o áudio é cortado- Daqui a pouco, a gente volta com a “Casa dos Estudantes”. Para votar em Matheus, já sabe: é só clicar no ícone do Naruto. Para eliminar o Vitor, clique no ícone do Super Mário. Tudo isso em nosso site, SchoolaxoMusical.Blogspot.com.br. Até já.
Revoltado, Vitor vai ao quarto e liga o aparelho de DVD pra se acalmar. Capim Santo o segue, mas fica à espreita. Procura na mala o DVD misterioso, mas não encontra.
-Onde tá? Onde é que ele tá?
-Calma, Vitor...
-Calma? Como é que você quer que eu tenha calma? Todo mundo praticamente me coloca na detenção, e o meu DVD sumiu?
-DVD? Que DVD, rapaz? Relaxa aí...
-Eu quero o meu DVD. É a única coisa que me acalma.
-Procura nas coisas dos outros meninos, vai ver eles pegaram por engano.
-Não. Se pegaram, é porque mexeram na minha mala. Quem roubou meu DVD vai se ver comigo.
-Mas o que tem nesse DVD, Vitor, pra você ficar tão nervoso?
-Coisa minha, dá licença!
Vasculha as coisas de Thiago, de Rubens, de Matheus, de Capim Santo...
-Calma aí, meu irmão, eu não peguei nada. Nem sabia que você tinha esse DVD.
-Ninguém sabia da existência dele. Mas eu mato quem pegou o... – olha para a parede e vê que o quadro do disco de ouro de Manjericão está torto. Aproxima-se e vê que ele não está encostado. Percebe que há um volume levando-o para a frente.
-O que você tá vendo aí?
Vitor tira o quadro da parede e vê que atrás estão as duas metades do disco.
-Hoje eu saio desse programa, mas eu quebro a cara desse desgraçado.
-Não vai fazer nenhuma besteira. Você tá na detenção; se o público tiver do lado dele, você vai ser eliminado. Pensa que você vai perder cem mil reais!
-Ele não podia ter feito isso com o meu DVD. Mas mesmo que eu saia, ele vai ter o que merece.

CENA 93

Clara está no ofurô ouvindo músicas no MP3- ela não sai de lá por que, hein?- quando Manjericão se aproxima. O rapaz vê de longe Mabi, que está caminhando no jardim da casa. Assim que ele chega, a ex volta suas atenções para o provável casal.
-Pensou no que eu disse?
-Muito bem, inclusive- Clara percebe que Mabi não tira os olhos dos dois.
-E aí? Aceita namorar comigo... Quer dizer, me namorar?
-Sabe muito bem que só está fazendo isso por estar na frente dela.
-Não é verdade. Eu gosto de você, quero você perto de mim.
-Pra esquecê-la.
-Sabe que esse negócio de ficar se menosprezando vai te afastar ainda mais de mim, não sabe?
-Mas o que você quer que eu faça? Que eu me engane? Que eu minta pra você e diga que a gente tem chance de dar certo?
-E será que a gente não tem?
-Não enquanto você estiver com a cabeça nela. Eu amo você, mas não é o suficiente pra apagar a Mabi da sua memória. Principalmente se você só estiver disposto a fazer ciúmes comigo. Sinto muito, mas...
-Não! Eu não quero! Você vacilou sério, baby... Não! Eu não quero! Sei que já te disse “nananinanão”!- a canção do MP3 destrói algumas esperanças de se engatar um relacionamento. Clara vai ao banheiro, e Mabi se aproxima de Manjericão.
-Vai continuar insistindo até essa mosca morta te aceitar? Será possível que você não se dê conta do que eu tive que abrir mão pra chegar até aqui?
-Pra você, a coisa mais fácil do mundo é abrir mão das pessoas. Já não me surpreende mais, Mabi- volta para a sala, deixando a ex-atriz decepcionada.
Agora ela é ex em tudo! Coisa triste...

CENA 94

Chega a hora da eliminação.
-Vocês não sabem o trabalho que deu pra arrumar caravana que pudesse trazer todos os parentes de Vitor e Matheus em três minutos de intervalo. Vamos ao discurso.
-Para de tomar a garapa de açúcar! Daqui a pouco vão começar a te chamar de caramelo do Munhoz & Mariano!- Thiago procura atenuar o nervosismo de Matheus, bebendo novamente.
-Mantenha a calma. É fundamental para a sua permanência no jogo- Capim Santo e sua falsidade para com Vitor...
-Pode-se dizer que os indicados da noite percorreram trajetórias diferentes ao longo do jogo. Matheus, por exemplo, conseguiu a proeza de ser indicado tanto pelo líder quanto pelos confinados. A verdade é que se para o público Vitor e Matheus são pessoas diferentes, para a casa nenhum deles fede ou cheira. “Dois chatos de galocha, insuportáveis”: é o que pensam os moradores na “Casa dos Estudantes” e é o que cochicham aqui nos bastidores, porque eu escuto tudo mesmo... Um tem que pagar o pato. Todo mundo é protagonista de sua própria história. E é a função de cada um dos confinados é mostrar que são protagonistas de histórias escritas por si mesmos. O público anseia por novidades, mas rejeita quando elas aparecem. Rejeitaram o humor negro, ausente em outros programas do gênero. Não dá pra viver de coadjuvante. Não dá pra viver o tempo todo perturbando Rubens por conta de sua vida amorosa agitada. É a conclusão a qual 90% dos eleitores chegaram. Vem pra cá, Vitor.
Capim Santo abraça, “emocionado”, o amigo- que se mantém frio. Rubens aperta a mão de Vitor e também lhe dá um abraço. Manjericão se aproxima para cumprimentá-lo.
-Fica na paz, cara. Boa sorte lá fora.
-Deixa de ser falso, Manjericão.
-Que é isso, meu irmão?
-Não me chama de “meu irmão” que eu não sou da tua laia! Tanto fez pra me desestabilizar, pra me tirar do jogo, que conseguiu. Não foi, sem-vergonha?
-Vitor, você tá falando do quê?
-Do meu DVD do Rei do Camarote que você quebrou!
Não é preciso dizer que todos ficam perplexos. Não só com a confusão, mas com o que ele guardava na mala!
-Por que você guardaria um troço desses?
-Porque a meta da minha vida é ser rico que nem ele.
-Mas ele é uma farsa.
-O quê?
-A revista que publicou a matéria sobre o Rei do Camarote se enganou. Ele não é e nunca foi rico- justifica Manjericão, atiçando ainda mais a fúria do eliminado.
-Desgraçado! Eu vou acabar com a tua raça!- dá um pulo apara agredi-lo, mas é contido por Clara e Mabi, que se atiram na frente do cantor; e por Rubens, que o carrega até a saída da casa.
Pipocam efeitos sonoros para apagar o áudio das palavras de baixo calão que Vitor diz, ainda que carregado. Manjericão fica confuso.
-De onde ele tirou que eu... – olha para o rival e logo entende que ele pode ter influenciado Vitor com alguma mentira cabeluda.
Pior coisa de uma estória: mocinhos que só abrem os olhos na reta final. Sorte de Manjericão não ser o protagonista, pois já teria matado o personagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário