09/04/2025

TRÊS ESTAÇÕES | PRIMEIRO EPISÓDIO | VERÃO

 Cena 1 (quarto de Hanniery/ banheiro/ rua)

Em silêncio, o vento balança as folhas das árvores pela manhã. Na sequência, Hanniery está dormindo virado para a parede. Ele gira o corpo na direção contrária e abre os olhos lentamente, vendo que o relógio indica que faltam quinze minutos para as sete da manhã. Desatento, o rapaz volta a dormir na posição em que estava. Subitamente, ao perceber que atrasar-se-ia para a aula, ele levanta-se desesperado, a ponto de mal conseguir livrar-se do lençol que o cobre.

(fundo musical: “Conclusões (Soul)”)

Com a introdução da música tocando, os primeiros sete segundos mostram uma sequência de imagens indicando a rotina de Hanniery a caminho do curso:

a água do chuveiro caindo;

Hanniery ensaboando o cabelo, puxando os fios para cima;

os dentes do estudante sendo escovados, com a câmera bastante próxima ao rosto do jovem;

a implantação, em sua orelha direita, de um aparelho;

a mão de Hanniery, sinalizando que deseja que um ônibus para o embarque do estudante.

Antes que Hanniery passe seu trajeto a pé fazendo a tradução da música para o português sinalizado, mais duas imagens completam a introdução: o ônibus da linha “Cavaleiro" passando em frente à Escola Municipal Santa Luzia, e os veículos passando em frente a um posto de gasolina.

HANNIERY: “Eu tenho a vida em minhas mãos, posso fazer dela o que quiser, posso brincar de amar alguém. Quem sabe até posso me enganar? Posso tirar minhas conclusões e resolver tudo que quiser; mas, se eu não tenho Jesus, num segundo o que eu tenho eu posso perder. ‘Jesus’: jamais esqueça esse nome! ‘Jesus’, nome mais doce que o mel. ‘Jesus’: somente por esse nome (‘Jesus’) se pode chegar ao céu. ‘Jesus’: jamais esqueça esse nome! ‘Jesus’, nome mais doce que o mel. ‘Jesus’: somente por esse nome (‘Jesus’) se pode chegar ao céu. Não importa que venham me censurar e dizer o que a vida tem pra me dar: são frases de efeito pra me enganar. O certo e o errado eu sei separar. Me interessa falar que Deus é amor, e dizer ‘aleluia, glória ao Senhor’. Jesus é meu rei, meu amigo e meu salvador. Jamais esqueça esse nome, nome mais doce que o mel! Somente por esse nome se pode chegar ao céu.

Ouve-se um piano tocando enquanto veículos passam em frente ao Terminal Integrado de Largo da Paz.

HANNIERY: Não importa que venham me censurar e dizer o que a vida tem pra me dar: são frases de efeito pra me enganar. O certo e o errado eu sei separar. Me interessa falar que Deus é amor, e dizer ‘aleluia, glória ao Senhor’. Jesus é meu rei, meu amigo e meu salvador. Jamais esqueça esse nome! ‘Jesus’, nome mais doce que o mel. ‘Jesus’: somente por esse nome (‘Jesus’) se pode chegar ao céu. ‘Jesus’: jamais esqueça esse nome! ‘Jesus’, nome mais doce que o mel. ‘Jesus’: somente por esse nome (‘Jesus’) se pode chegar ao céu.”

A câmera gira acompanhando o rosto de Hanniery, que tenta vocalizar a música que ouve pelo implante. Por fim, a Avenida Sul é vista do alto.


Cena 2 (empreiteira)

Leandro tem o seu rosto focalizado, olhando para baixo, e levanta-se assim que a secretária avisa:

SECRETÁRIA: Leandro Tavares, a Dra. Saldanha autorizou a sua entrada. 

Leandro agradece à secretária sorrindo discretamente, e sai da poltrona.

(Obs.: a câmera deve estar estática)

O engenheiro civil já aparece no escritório de Saldanha, submetendo-se a uma entrevista de emprego.

SALDANHA: Doutorado em Hidrotecnia na Universidade de Oxford? Leandro, eu confesso que não cheguei a ler o seu currículo na íntegra, a minha equipe que teve acesso a ele. Mas ela ficou muito impressionada.

LEANDRO: Obrigado.

SALDANHA: Aqui diz que, além do Inglês, você entende um pouco da Língua Brasileira de Sinais. Se for melhor pra você, podemos conversar neste idioma.

LEANDRO: Fique à vontade. Consigo entender o português porque leio os lábios dos meus interlocutores. Sou surdo oralizado.

SALDANHA: Sei lá, não acho que eu ia conseguir viver sem um dos sentidos.

LEANDRO: Tudo bem, a gente apura os outros. Meus irmãos também não sabiam como lidar com a surdez, principalmente porque estamos inseridos num mundo ouvinte.

SALDANHA: Você mora com eles?

LEANDRO: Com um deles, o Hanniery. Já o outro, Arthur... Tomou outro rumo na vida.


Cena 3 (apartamento de Karla)

(música incidental: “Horror suspense dark atmosphere (856618)”)

Vê-se um gaveteiro rosa ao fundo de um balde preto (a câmera vai descendo até mostrar o balde). Karla (sem mostrar o rosto) começa a jogar no interior do utensílio doméstico algumas peças de roupa pertencentes a Arthur. Ela usa uma garrafa de álcool 70° e derrama o líquido sobre os tecidos. Por último, ela risca o fósforo e joga o palito sobre as peças úmidas.


Cena 4 (empreiteira)

Saldanha e Leandro dão prosseguimento à conversa.

SALDANHA: Então, Leandro, aproveitando que você está aqui, eu queria que você me dissesse: qual é o seu objetivo em associar-se à nossa marca?

LEANDRO: Meu objetivo? (sorri)

(música incidental: “Cartoon sound that causes funny laughter (877048)”)

(obs.: nesse momento, Leandro deve abrir mão da língua oral para comunicar-se em Libras)

LETREIRO: Os verdadeiros objetivos de Leandro:

LEANDRO: (olhando para a câmera) Primeiro: comer. Segundo: pagar as contas. Terceiro: comer. Quarto: sair do aluguel. Quinto: comer. Sexto: comprar roupas novas. Sétimo: comer. Oitavo: deixar a fila do desemprego. Nono... Eu falei em comer?

A trama volta para a realidade.

LEANDRO: O setor, felizmente, não para de crescer. Acontece que expandir uma empresa mantendo-a aliada à contemporaneidade é, muitas vezes, entendido como um sinônimo de desfazer-se do passado.

SALDANHA: Você não acha que seja realmente isso?

LEANDRO: Não precisa ser. O passado precisa ser aprimorado, para mostrar que aprendemos alguma coisa com ele. E tudo que uma marca quer é criar tradições.

SALDANHA: Tem toda razão. Agora, a minha equipe levantou uma dúvida e eu gostaria de saná-la.

LEANDRO: Pode dizer, Saldanha.

SALDANHA: Por que desassociar-se da V Engenharia pra trabalhar na principal concorrente?

LEANDRO: (passa a sorrir menos, de maneira gradual) É... A necessidade de respirar novos ares, me lançar ao que desafia a minha capacidade profissional.

SALDANHA: Isto explica você ter tido uma posição de destaque na empresa, mas ficado apenas dezoito meses nela?

LEANDRO: (reticente) Sim, explica.

SALDANHA: Desculpe estranhar, é que normalmente funcionários de lá costumam ter uma experiência longa. Isso é tudo, Leandro. Como esta é a primeira fase da nossa seletiva, te ligaremos caso você seja um dos que se encaixam no nosso perfil. Boa tarde.

LEANDRO: Pra você também, Saldanha.


Cena 5 (escola)

Hanniery está prestes a deixar a sala após o término da aula, quando Jonathan surpreende-lhe.

JONATHAN: (o professor comunica-se oralmente) Hanniery, será que a gente pode conversar um minutinho?

HANNIERY: (consente com a cabeça)

A cena migra de posição para mostrar Hanniery sentando-se diante da presença de Jonathan na biblioteca.

JONATHAN: É o seguinte: daqui a três semanas vocês têm que apresentar o trabalho da disciplina, aquele em que vocês interpretarão uma música.

HANNIERY: Sim, eu sei. Os meus irmãos estão ensaiando comigo.

JONATHAN: O problema é esse: seus irmãos. O que está acontecendo pra eles faltarem tanto? 

HANNIERY: Leandro não veio porque foi a uma entrevista.

JONATHAN: Mas e o Arthur?

HANNIERY: Professor, eu não sei explicar. Arthur começou a namorar uma mulher e saiu de casa há um tempo. Você acredita que até hoje eu não conheço a moça?

JONATHAN: Bom, eu confesso que estou preocupado. O semestre vai ser encerrado no próximo dia 30, e eles não vêm justificando as ausências.

HANNIERY: Relaxe. Na hora que eu chegar em casa, conversar com o Leandro. E ajudo o Arthur, às vezes ele tem dificuldade de compreensão.

JONATHAN: Faz isso o quanto antes. Qualquer dúvida que vocês precisem tirar, a gente conversa pelo WhatsApp. Deixa eu ir agora, que daqui a pouco começa uma daquelas formações que a secretaria de educação oferece: palestra com o Professor Paulo Portela.

HANNIERY: Boa aula. (aperta a mão de Jonathan)

Assim que o professor sai, a expressão de satisfação dá lugar a de apreensão.


(Abertura)


Cena 6 (sala de estar)

(fundo musical: “Muito obrigado (Júlio César Michueri remix)” – “de repente tudo teve um sentido com Tua chegada ao meu coração”)

Uma transição de cenas mostra as plantas sendo iluminadas pelo sol. Em seguida, Hanniery está lendo um livro no sofá da sala de estar quando vê Leandro pendurar seu molho no chaveiro. 

HANNIERY: Leandro, como foi a entrevista de emprego?

LEANDRO: Igual às outras. Não me deram esperança de nada.

HANNIERY: Você não perde nada se tiver fé. Uma hora você vai ter a resposta que tanto quer receber.

LEANDRO: (senta-se no sofá) O problema não é a resposta, é o silêncio antes de recebê-la. (a campainha da casa é acionada e Hanniery levanta-se) O que foi?

HANNIERY: Tem alguém nos chamando lá fora. (Leandro segue Hanniery até a entrada do terraço)


Cena 7 (terraço)

Os dois que estavam na sala encontram Arthur do outro lado da grade.

HANNIERY: Arthur?

Leandro observa a ação da janela, ficando longe de Hanniery. 

ARTHUR: (com expressão chorosa) Hanniery, eu não tenho mais um lugar pra ficar. Posso voltar pra casa?

(fundo musical: “Uma carta (DJ Maya remix)” – “pode viajar o mundo, mas sei que vai voltar pro mesmo lugar”)

Hanniery consente com um leve sorriso, mas Leandro fecha a janela, visivelmente incomodado.


Cena 8 (sala de estar)

Agora os trigêmeos estão sentados no sofá,  com Arthur ao meio, Leandro à esquerda e Hanniery à direita. O recém-chegado bebe um copo d’água transparente.

ARTHUR: Obrigado. (entrega o copo a Leandro, que segura o objeto sem nada dizer)

HANNIERY: Tá mais calmo?

ARTHUR: Acho que sim.

HANNIERY: Agora conta: o que aconteceu?

ARTHUR: Minha namorada... Quer dizer, minha ex-namorada, surtou!

LEANDRO: Vocês terminaram? Por quê?

ARTHUR: Ela cismou que eu tô de caso com outra mulher.

LEANDRO: E não está?

ARTHUR: Lógico que não, Leandro; que absurdo!

HANNIERY: Mas por que ela achou que você fosse infiel?

ARTHUR: Um dia, a gente tinha ido à praia e eu encontrei a Cynthia, aquela menina da época do curso. Dei um beijo no rosto e pronto, de lá pra cá a Karla fez da minha vida um inferno! Sabem o que ela fez? Queimou meus documentos e minhas roupas!

HANNIERY: Meu Deus... Mas você desistiu dela?

ARTHUR: Hanniery, ela que desistiu de mim. Também não volto pra ela nem morto!

LEANDRO: O mistério continua. O namoro de vocês terminou e a gente não conheceu essa Karla.

HANNIERY: Talvez seja temporário. Ela vai pensar melhor. Só que você vai ter que se esforçar.

ARTHUR: Quem tá errada é ela, não sou eu! Imagina se eu vou rastejar por quem não me quer, ela não me achou no lixo!

HANNIERY: Já tentou fazer uma apresentação musical pra ela?

LEANDRO: Hanniery, eu não sei se você percebeu, mas ele não sabe cantar... Nenhum dos três.

HANNIERY: Faz em Libras. Funcionou com a minha ex.

ARTHUR: Se ex fosse uma coisa boa, não seria ex. Seria atual.

HANNIERY: Cara, tem que ter um jeito. Imagina vocês reconciliados, abraçados depois que você declamar a letra de “Lado a lado” da Cristina Mel.

(música incidental: “Funny lazy donkey (Hilarious song) (937200)”)

Leandro olha para o irmão absolutamente incrédulo.

HANNIERY: Apresenta Fernanda Brum pra ela, mostra que você é intenso...

Arthur olha para Leandro, também sem acreditar nas palavras de Hanniery. 

LEANDRO: Não olhem pra mim. A única coisa que eu sei de Romantismo é que ela é uma escola literária.

ARTHUR: Mas, se eu estiver incomodando, eu posso dormir na casa de um amigo.

HANNIERY: Teu amigo é Jesus, e depois a gente. Você pode ficar aqui o tempo que quiser.

LEANDRO: E os teus documentos, que a louca queimou?

ARTHUR: Vou agendar pra tirar a segunda via da identidade. Leandro, você pode me levar?

LEANDRO: Vendi o carro.

ARTHUR: O quê? Por que você fez isso?

LEANDRO: Nunca vi desempregado pagar IPVA. (levanta-se e sai segurando o copo)

HANNIERY: Fica tranquilo. Você pode usar meu cartão de passagem depois que fizer o agendamento. 

ARTHUR: Obrigado, Hanniery. Ah, eu também vou precisar das tuas roupas emprestadas.

HANNIERY: Meu guarda-roupa tá aberto, pode pegar as camisas que você quiser.

ARTHUR: Camisetas. Você acha que eu vou cobrir meus braços dentro desse forno que é Pernambuco? Deus me defenda!

Hanniery ri da piada feita por Arthur.


Cena 9 (externa)

(fundo musical: “Sopra em nós (Remix)” – “ó vento impetuoso, vem neste lugar, fortalece o que é fraco com teu poder”)

Nenhum personagem aparece nesta cena, apenas é mostrado o vento veranil sobre as folhas das árvores.

LETREIRO: Dias depois...


Cena 10 (terraço)

Hanniery está sentado numa das cadeiras do terraço, sentindo um pouco de vento com os olhos fechados. Leandro também sai para o terraço, e Hanniery abre os olhos.

LEANDRO: Quatro horas e esse calor não passa...

HANNIERY: Tá quente demais. Daqui a pouco eu vou parar de usar margarina.

LEANDRO: Muito cara?

HANNIERY: Porque pode fritar o ovo no asfalto!

LEANDRO: Pensei que você estivesse estudando lá dentro. 

HANNIERY: Eu tava, mas desliguei o ventilador por causa da conta de luz. Fiquei na entrada.

LEANDRO: Cadê o Arthur?

HANNIERY: Conseguiu agendar pra hoje de tarde. Vai ser atendido às cinco horas.

LEANDRO: Que bom pra ele. Hoje ele teve um pretexto pra levantar mais tarde.

HANNIERY: (o semblante fica sério) Por que esse comentário?

LEANDRO: Por nada, é que eu já me acostumei. Arthur nunca gostou de acordar cedo.

HANNIERY: Não tô me referindo a isso. Você acha que eu não reparei?

(passa a mão na parte de trás da cabeça) LEANDRO: Hanniery, eu não estou entendendo.

HANNIERY: Alguma coisa tem incomodado você desde que o Arthur voltou pra casa. Quer me contar o que tá acontecendo?

(fundo musical: “Regue fé, esperança, amor” – parte final)

Leandro encara Hanniery com seriedade, sentindo-se tenso.


Créditos finais

(fundo musical: “Atos 2 (citação musical: ‘Eu navegarei’)” – “Espírito, espírito que desce como fogo/ como em Pentecostes, Deus, faça algo novo/ presença poderosa eu sinto dentro do meu corpo/ ó majestade santa, eu me prostro, cubro meu rosto”)


Músicas executadas neste episódio

“Conclusões (Soul)”

Compositor e intérprete: Sergio Lopes


“Te busco”

Compositor: Alexis Velez

Intérprete: Alex Zurdo


“Muito obrigado (Júlio César Michueri remix)”

Compositor e intérprete: Kim


“Uma carta (DJ Maya remix)”

Compositor e intérprete: Izaac Santos


“Sopra em nós (Remix)”

Compositora: Irmã Ana Paula, CMES

Intérpretes: DJ JP da Imaculada e Irmã Ana Paula, CMES


“Regue fé, esperança, amor”

Compositor: Paulo Cesar Baruk

Intérpretes: Ibab Celebração, Lito Atalaia e Paulo Cesar Baruk


“Atos 2 (citação musical: ‘Eu navegarei’)”

Compositores: Gustavo Daniel Alves Gomes, Isaac Medeiros Cabral, Hiago Ramalho Viana e Azmaveth Carneiro da Silva

Intérpretes: Big Asher, 2Metro, Trindade Records, Shiso e Love Funk


Locações

Biblioteca Popular de Afogados Jornalista Ronildo Maia Leite

Erem Amaury de Medeiros


Este produto audiovisual é independente e baseado nas ementas dos cursos de Libras Básico I (Erem Amaury de Medeiros – Gre Recife Sul) e Intermediário (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul).

Os sinais descritos nesta obra de ficção estão sujeitos a alterações devido às variações geográficas.


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