30/04/2025

TRÊS ESTAÇÕES | QUARTO EPISÓDIO | PRIMAVERA



 Cena 1 (quarto de Leandro)

Com a roupa do dia anterior, Leandro checa a caixa de entrada do seu e-mail, e lê em voz alta a mensagem mais recente, enviada pelo catarinense que lhe propôs uma entrevista de emprego (fato citado no episódio anterior).

RICARDO (NARRADO POR LEANDRO): Bom dia, Leandro. Aqui é Ricardo Teodósio, gerente da HidroSC Ltda., sediada em Florianópolis. Conversamos há alguns dias através do WhatsApp, e ficamos de realizar uma entrevista por intermédio do Google Meet, em data a ser discutida.

Devido ao Congresso Internacional de Hidrotécnicos Sul-americanos, que será realizado nos próximos dias no Recife Plaza Hotel, estarei em sua cidade ainda hoje para representar a empresa. Uma vez que eu serei o palestrante da apresentação agendada às 20h, estarei com tempo livre por volta das 14h. Se for conveniente para você, podemos realizar a entrevista pessoalmente no saguão do hotel neste horário. O que você acha?

Já deixei o seu nome na recepção para que você tenha acesso ao saguão. Por favor, confirme sua presença ainda nesta manhã.

Atenciosamente,

Ricardo Teodósio

HIDROSC LTDA.

Em dúvida sobre ir à entrevista presencial ou a apresentar o trabalho na escola, Leandro gesticula para si mesmo.

LEANDRO: Hoje?

(fundo musical: “Uma carta (DJ Maya remix)” – segundos finais)

O engenheiro fecha a tampa do notebook, desabotoa a camisa e levanta-se da cama.


Cena 2 (estacionamento)

(fundo musical: “Sopra em nós (Remix)” – “sopra em nós, sopra em nós/ somos Teus filhos, ó Pai! Estamos reunidos em Teu nome”)

Arthur está com a cabeça baixa, e quando a levanta demonstra cansaço. Ele olha para um outdoor, onde está escrito “EM BREVE, UMA NOVA UNIDADE  PERTO DE VOCÊ – MAYRA MODA INFANTIL”. Depois de lê-lo, o ex-amante de Karla coça o cabelo e vira o rosto.

(música incidental: “Psychic mistery, disturbing air, wind, cold: L (1036484)”)

Mas ele é surpreendido quando a inscrição dá lugar a uma pergunta, escrita com a datilologia:

DEUS: Você me ama?

Arthur coça os olhos, descrente com o que lê.

DEUS: É com você mesmo que eu estou falando, Arthur. Perguntei se você me ama.

ARTHUR: Quem é você?

DEUS: Quem te amou primeiro.

ARTHUR: Claro... Claro que eu Te amo.

DEUS: Mesmo sem saber como eu sou?

ARTHUR: Eu não preciso Te ver pra Te amar.

DEUS: Mas parece não amar quem está vendo.

ARTHUR: Sendo sincero, não acho que eles gostem de mim.

DEUS: Por quê?

ARTHUR: Hanniery e Leandro não querem me entender.

DEUS: Entender não é aceitar o que te destrói por dentro.

ARTHUR: Não é assim...

DEUS: A caminhada é difícil. Você já pisou onde não deveria. Mas eles estão esperando por você.

ARTHUR: Não fala comigo como se eu precisasse ser resgatado...

DEUS: Todo mundo é resgatado, Arthur. Sobretudo do perigo que não vê.

ARTHUR: Verdade? E qual é o meu perigo?

DEUS: O amor que você tem dentro de si.

ARTHUR: Amar é perigoso?

DEUS: Frio desse jeito, que não consegue Me reconhecer, é.

ARTHUR: Como é que eu faço pra amar do jeito certo?

DEUS: Abra os olhos, para Me ver. Nós somos muito diferentes, Arthur. Mas as Minhas mãos sempre tocaram as suas, mesmo quando você não sentia nada. Nada do que você fez impediu que Eu te amasse. Vai se impedir de amar quem também te ama?

Arthur levanta, assustado, e afasta-se do outdoor. Ele, porém, aproxima-se acidentalmente de outra placa, que diz:

(fundo musical: “Só Jesus me guia (Amor perfeito)” – “o meu amor por Deus não é perfeito/ perfeito é o amor Dele por mim”)

(obs.: os versos tocam em loop até o fim da cena)

DEUS: Não se esqueça, Arthur: um amor igual ao Meu você não encontra. Nem consegue fugir dele.

Arthur fica ainda mais chocado, com a câmera girando em seu entorno, e sai do estacionamento correndo. A mensagem devolve à propaganda do outdoor o seu lugar quando o trigêmeo deixa o local. Volta a ser escrito: “Matrículas abertas para o segundo semestre de 2024. Curso de Libras Fernanda Santos”.


Cena 3 (quarto de Leandro)


Cena 4 (estação metroviária)

Um metrô abre suas portas e pessoas desembarcam numa estação.

(música incidental: “A sad melody of electric piano, boss and guitar (1393894)”)

Do alto de uma plataforma que exibe o céu, Leandro vê a chegada do metrô e com seu olhar acompanha o meio de transporte passando debaixo da plataforma e indo a outra estação. O rapaz demonstra dúvida sobre para onde ir, pondo as mãos no pescoço e olhando para o alto.


Cena 5 (terraço)

Hanniery está saindo de casa e destranca o portão.

(fundo musical: “No sangue e no fogo” – introdução em baixa velocidade)

Ao girar a chave, o estudante lamenta pelo fato de ir à escola sozinho, chegando a olhar para o interior da casa. Visivelmente decepcionado, o rapaz prossegue rumo à avaliação de Jonathan.


Cena 6 (biblioteca da escola)

Triste, Hanniery está olhando para baixo, levantando a cabeça quando Jonathan inicia um diálogo.

JONATHAN: E aí? Tudo certo, Hanniery? 

HANNIERY: É. Fiz o melhor que pude.

JONATHAN: Leandro e Arthur, estão onde?

HANNIERY: Professor, tudo indica que o trabalho não vai ser em grupo.

JONATHAN: Entendi. O desentendimento entre vocês continua? 

HANNIERY: (balança a cabeça afirmativamente)

JONATHAN: De qualquer maneira, se eles vierem, eu deixei o recado na portaria. 

HANNIERY: Recado? De quê?

JONATHAN: O ar-condicionado da sala 04 quebrou. Como as outras salas estão ocupadas e no auditório tem reunião da Gerência Regional, os alunos vão ter que fazer a apresentação no corredor. Fiz um sorteio pra definir a ordem de entrada e, por sorte, você é o último da fila.

HANNIERY: Quando a gente acredita em Deus, a sorte dá lugar à razão.

JONATHAN: Como assim, Hanniery?

HANNIERY: Tem uma razão pra que eu seja o último. Só Deus explica o motivo.

JONATHAN: Tudo bem. Assim que a sua vez chegar, eu venho te avisar.

HANNIERY: Obrigado, Professor.


Cena 8 (pátio da escola)

Hanniery vai até o pátio para fazer a sua apresentação.

JONATHAN: Acho que já podemos começar.

Surpreendendo Hanniery, à sua direita vem Leandro.

LEANDRO: Perdão pelo atraso, Jonathan.

Arthur também chega, vindo do lado oposto ao de Leandro.

ARTHUR: Boa tarde, Jonathan. O grupo está completo agora.

Hanniery volta a olhar para Jonathan, levemente aliviado.

JONATHAN: Tudo certo? O pátio é de vocês.

(fundo musical: “Momentos com o Senhor”)

(Obs.: o diálogo entre Waguinho e Thalles Roberto é legendado da mesma forma que os demais diálogos do roteiro. As imagens dos irmãos dividem a tela cada vez que interpretam juntos o mesmo verso)

ARTHUR: Vou chamar pra cantar esse samba abençoado comigo Thalles Roberto.

LEANDRO: É isso aí, Waguinho: na pressão do Espírito Santo!

LEANDRO: “Meu coração sente saudade

ARTHUR: Dos bons momentos com o Senhor:

HANNIERY: Passava às noites acordado

ARTHUR: Cantando louvor,

LEANDRO: Só louvor!

ARTHUR: Canta, Thalles!

HANNIERY: Era tão bom quando eu sentia

ARTHUR: Sua presença me encher.

LEANDRO: Era feliz e não sabia

HANNIERY: Que o Seu amor

ARTHUR: Era o melhor pra mim,

LEANDRO: Era o melhor pra mim,

HANNIERY: Era o melhor pra mim. 

ARTHUR: Eu quero é mais andar Contigo,

LEANDRO: Voltar a ser Seu melhor amigo!

HANNIERY: Viver assim não posso mais!

ARTHUR: Sei que errei. Olhei pra trás;

LEANDRO: Mas hoje me arrependo, meu Senhor.

HANNIERY: Pai, me perdoa! Por favor!

ARTHUR: Arrependido eu estou,

LEANDRO: Preciso do Seu amor!

HANNIERY E LEANDRO: Jesus! Jesus! Jesus! Jesus!

ARTHUR: É o nome!

HANNIERY E LEANDRO: Jesus! Jesus! Jesus! Jesus!

ARTHUR: Thalles Roberto, agora é contigo mesmo! Vem comigo!

LEANDRO: Vamo que vamo, Waguinho! Vamo que vamo cheio do Espírito Santo! 

ARTHUR: Meu coração sente saudade

LEANDRO: Dos meus momentos com o Senhor:

HANNIERY: Passava às noites acordado

ARTHUR: Cantando louvor,

LEANDRO: Só louvor!

HANNIERY: Era tão bom quando eu sentia

ARTHUR: Sua presença me encher.

LEANDRO: Era feliz e não sabia

HANNIERY: Que o Seu amor

ARTHUR: Era o melhor pra mim,

LEANDRO: Era o melhor pra mim,

HANNIERY: Era o melhor pra mim. 

ARTHUR: Eu quero mais andar Contigo,

LEANDRO: Voltar a ser Seu melhor amigo!

HANNIERY: Viver assim não posso mais!

ARTHUR: Sei que errei. Olhei pra trás;

LEANDRO: Mas hoje me arrependo, meu Senhor.

HANNIERY: Pai, me perdoa! Por favor!

ARTHUR: Arrependido eu estou,

LEANDRO: Preciso do Seu amor!

HANNIERY E LEANDRO: Jesus!

ARTHUR: Demorei demais pra voltar,

HANNIERY E LEANDRO: Jesus!

ARTHUR: Mas agora eu só vou Te adorar!

HANNIERY E LEANDRO: Jesus! Jesus!

ARTHUR: Manda brasa!

HANNIERY E ARTHUR: Jesus! Jesus! Jesus! Jesus! Jesus!

LEANDRO: Quero mais viver Contigo toda hora e sempre!

HANNIERY E ARTHUR: Jesus!

LEANDRO: Ao lado Dele, meu amigo sempre!

HANNIERY E ARTHUR: Jesus!

LEANDRO: Ao lado Dele, meu amigo Deus!

HANNIERY E ARTHUR: Jesus!”

ARTHUR: Muito obrigado, Thalles Roberto.

LEANDRO: É “nois”! Aleluia! 

ARTHUR: Que Deus continue te abençoando, meu querido.

LEANDRO: Sejam cheios do Espírito Santo.

ARTHUR: Valeu!


Cena 9 (calçadas)

(fundo musical: “Eu te amo tanto (Frank Nuckless remix)” – “filho, Eu quero tanto/ enxugar teu pranto/ te fazer só meu/ filho, Eu quero ser teu Deus)

Três ramos de flores, plantados em diferentes calçadas, balançam com o vento diante de um clima ensolarado)


Cena 10 (muro)

Os trigêmeos estão sentados juntos ao pôr do sol, novamente na sequência Leandro – Arthur – Hanniery.

HANNIERY: Quem vai falar primeiro?

ARTHUR: Melhor você começar.

LEANDRO: Eu?

HANNIERY: É, achei que o cara de Santa Catarina tinha marcado contigo hoje.

LEANDRO: E ele marcou. No mesmo horário da prova do Jonathan.

ARTHUR: Por que você não foi?

LEANDRO: O Hanniery precisava de mim.

HANNIERY: Imagino como deve ter sido difícil. 

ARTHUR: A chance da tua vida poderia ser essa. 

LEANDRO: “Tudo” é a chance da minha vida, pra quem me conhece. Quase que eu pego o metrô.

HANNIERY: O que rolou?

LEANDRO: Vocês se lembram do Kaio?

ARTHUR: Qual? O crente ou o lutador de jiu-jitsu?

LEANDRO: Os dois. Uma vez ele me aconselhou: “corra atrás do ‘sim’ porque o ‘não’ você já tem”. O jeito é continuar correndo.

HANNIERY: E você, não quer dizer nada?

ARTHUR: Quero. (tira a jaqueta) Finalmente um pouco de vento nesse forno! (joga a jaqueta contra a câmera)

LEANDRO: Sobre o trabalho do Jonathan.

ARTHUR: Ainda não é a hora de dizer. Mas o que aconteceu lá fora foi muito forte. Resumindo: você precisava da gente.

HANNIERY: Será que a nota que a gente vai receber é vermelha?

LEANDRO: Duvido. Jonathan, a julgar pela cara, gostou muito.

ARTHUR: Mais do que as alunas que viram a apresentação no pátio? Elas não tiravam o olho de você!

HANNIERY: Teu bigode anda fazendo sucesso, hein? Daqui a pouco alguém te pede em casamento!

LEANDRO: Tomara! Porque ultimamente só aparece doida episcopal no meu caminho!

(Arthur e Hanniery começam a rir)

ARTHUR: Doida episcopal? O que é isso?

LEANDRO: Aquela que não pode ver um crente que quer dar em cima.

ARTHUR: Por motivos óbvios, vou ficar solteiro por um bom tempo.

HANNIERY: Ótimo. É o tempo pra ensaiar uma nova apresentação.

LEANDRO: Nem terminamos uma e você já quer outra? Me ajude!

HANNIERY: Depois de hoje, tô inspirado!

ARTHUR: Qual é a ideia?

HANNIERY: Interpretar “Procure por mim na glória”, com base no clipe original.

ARTHUR: Nós três vamos usar peruca? Ah, eu não vou pagar esse mico!

HANNIERY: (sorridente) Arthur, você corta o cabelo pra disfarçar a calvície. Peruca pra você é lucro!

(Leandro põe a mão na boca e começa a rir)

ARTHUR: Você também não pode falar nada. Teu nome, além de ser incomum, está escrito com H, dois N e Y no final.

HANNIERY: (irritado) Culpa da tua mãe!

(após alguns segundos em silêncio, Arthur e Leandro riem. Hanniery demora a entender a tolice que disse e, ao se dar conta, começa a rir a ponto de chorar)

LETREIRO: “Se não tivéssemos inverno, a primavera não seria tão agradável; se não experimentássemos às vezes o sabor da adversidade, a prosperidade não seria tão bem-vinda.” (Anne Bradstreet)


CRÉDITOS FINAIS

(fundo musical: “Atos 2 (citação musical: ‘Eu navegarei’)” – últimos quinze segundos da música)


Músicas executadas neste episódio

“Uma carta (DJ Maya remix)”

Compositor e intérprete: IZAAC SANTOS


“Sopra em nós (Remix)”

Compositora: IRMÃ ANA PAULA, CMES

Intérpretes: DJ JP DA IMACULADA E IRMÃ ANA PAULA, CMES


“Só Jesus me guia (Amor perfeito)”

Compositores: AGENIR PARREIRA E MARQUINHOS CARDOSO

Intérprete: LEONARDO SULLIVAN


“No sangue e no fogo”

Compositores: FERNANDA BRUM E LIVINGSTHON FARIAS

Intérprete: FERNANDA BRUM


“Te busco”

Compositor: ALEXIS VELEZ

Intérprete: ALEX ZURDO


“Regue fé, esperança, amor”

Compositor: PAULO CESAR BARUK

Intérpretes: IBAB CELEBRAÇÃO, LITO ATALAIA E PAULO CESAR BARUK


“Momentos com o Senhor”

Compositor: THALLES ROBERTO

Intérpretes: WAGUINHO BASTOS E THALLES ROBERTO


“Eu te amo tanto (Frank Nuckless remix)”

Compositor e intérprete: Antônio Lázaro Silva (Irmão Lázaro)


“Atos 2 (citação musical: ‘Eu navegarei’)”

Compositores: GUSTAVO DANIEL ALVES GOMES, ISAAC MEDEIROS CABRAL, HIAGO RAMALHO VIANA E AZMAVETH CARNEIRO DA SILVA

Intérpretes: BIG ASHER, 2METRO, TRINDADE RECORDS, SHISO E LOVE FUNK 


Locações

BIBLIOTECA POPULAR DE AFOGADOS JORNALISTA RONILDO MAIA LEITE

EREM AMAURY DE MEDEIROS

SÃO MIGUEL CENTER – SHOPPING DE AFOGADOS


Agradecimento especial

GERALDA REIS


Este produto audiovisual é independente e baseado nas ementas dos cursos de Libras Básico I (Erem Amaury de Medeiros – Gre Recife Sul) e Intermediário (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul).

Os sinais descritos nesta obra de ficção estão sujeitos a alterações devido às variações geográficas.


© 2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário